Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1548
Tipo: Tese
Título: Proposta de um modelo de Rede Neuro-Fuzzy-Polinomial otimizado por algoritmos de enxame aplicado à previsão.
Autor(es): MASSELLI, Yvo Marcelo Chiaradia
Abstract: O processo de previsão é útil em diversas atividades humanas. É nele que se baseiam os desenvolvimentos futuros, as etapas de um planejamento e as verificações de disponibilidade dos sistemas. É sabido que quanto maior for o horizonte de previsão mais difícil se torna acertar os valores previstos face aos que realmente ocorrem. E mais, que a qualidade do processo de previsão está intimamente ligada à qualidade da base histórica dos dados disponível e da repetibilidade desse conjunto de dados. Esta tese apresenta um estudo sobre as principais técnicas de inteligência artificial, operando isoladamente ou em cooperação, de forma a compor poderoso sistemas híbridos. Estes são aplicados em problemas de modelagem e identificação de sistemas complexos das mais diversas naturezas. Em seguida é proposto um novo modelo, baseado em redes neurais polinomiais e logica difusa, otimizados pela técnica de otimização por enxame de partículas para a previsão de sistemas. Para a comprovação da viabilidade, são realizados diversos testes envolvendo todas técnicas apresentadas, e os resultados são comparados com os obtidos pelo método proposto.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: MASSELLI, Yvo Marcelo Chiaradia. Proposta de um modelo de Rede Neuro-Fuzzy-Polinomial otimizado por algoritmos de enxame aplicado à previsão. 2009. 140 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1548
Data do documento: 16-Jun-2009
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0034917.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.