Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1619
Tipo: Tese
Título: Detecção e identificação de arcos de contorno em cadeias de isoladores de linhas de transmissão utilizando técnicas de processamento de sinais.
Autor(es): ADAMI, José Feliciano
Abstract: Neste trabalho são propostas a detecção e identificação de arcos de contorno em cadeias de isoladores de uma linha de transmissão aplicando-se técnicas de processamento de sinais, através de filtros digitais, transformada rápida de Fourier (FFT) e redes neurais artificiais. O sistema de detecção é composto de uma estrutura que capta os sinais da linha de transmissão por meio de um sistema de ondas portadoras, utilizando-se placas de aquisição de dados ou osciloscópio, sistema este montado na Centrais Elétricas Matogrossenses (CEMAT), entre as localidades de Cidade Alta e Nobres e no Laboratório de Alta Tensão - LAT da UNIFEI. Utilizou-se também o recurso de simulações no MATLAB e ATP para analisar o nível de recepção do sistema PLC instalado em campo, distúrbios, sinais gerados pelo arco de contorno de cadeias de isoladores. Os parâmetros utilizados nas simulações foram obtidos através de dados do fabricante, ensaios de campo e ensaios no LAT, obtendo-se resultados de simulações satisfatórios. Os ensaios realizados no LAT – UNIFEI possibilitaram validação de assinatura ou melhor confirmar a presença de duas frequências, em específico para este arranjo de ensaio, uma de 100 kHz e outra de 600 kHz geradas do sinal de arco de contorno obtido em simulações. Através de simulações no ATP desenvolveu-se duas técnicas de localização de arcos de contorno em cadeias de isoladores de uma linha de transmissão. Além disso, foi possível também simular uma falta e localizá-la. Os resultados dos ensaios realizados em laboratório LAT e na CEMAT mostram a importância e o impacto deste trabalho em concessionárias de energia elétrica, uma vez que é possível, dentro de limites de uma forma preditiva e remota, detectar, identificar e localizar defeitos em cadeias de isoladores e em linhas de transmissão.
Citação: ADAMI, José Feliciano. Detecção e identificação de arcos de contorno em cadeias de isoladores de linhas de transmissão utilizando técnicas de processamento de sinais. 2008. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1619
Data do documento: Ago-2008
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0032984.pdf14,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.