Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1626
Tipo: Tese
Título: Controle das emissões de NOₓ, SOₓ e metais pesados quando utilizam combustíveis alternativos e de alto teor de enxofre na indústria de cimento.
Autor(es): SIGNORETTI, Valdir Tesche
Abstract: Este trabalho analisa o processo de formação e controle dos poluentes gasosos NOₓ, SOₓ, CO e as emissões de metais pesados nos sistemas de fornos rotativos de produção de clínquer na indústria de cimento, identificando as principais fontes potenciais na cadeia produtiva, como também, as tecnologias de controle disponíveis na minimização destes poluentes. No processo de queima forma utilizados misturas contendo 80% de combustíveis principais (coque de petróleo, carvão mineral, carvão vegetal e mix de combustíveis) e 20% de pneus. É analisada a viabilidade da queima de combustíveis alternativos, como pneus inservíveis e resíduos contaminados com metal pesado, os possíveis níveis de substituição de combustíveis tradicional como o coque de petróleo em forno de produção de clínquer, quando se realiza o co-processamento de resíduos, além de um estudo sobre a destruição térmica de compostos orgânicos perigosos. O modelo proposto fundamenta-se no conhecimento das concentrações das espécies químicas envolvidas no equilíbrio químico e também no conhecimento da cinética das reações de formação de NOₓ, SOₓ e de CO no processo de combustão. Esse modelo permite calcular a concentração final destes poluentes no sistema.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: SIGNORETTI, Valdir Tesche. Controle das emissões de NOₓ, SOₓ e metais pesados quando utilizam combustíveis alternativos e de alto teor de enxofre na indústria de cimento. 2008. 205 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1626
Data do documento: 30-Jul-2008
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0033375.pdf6,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.