Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1657
Tipo: Dissertação
Título: Curvas integrais de campos de direções sobre superfícies em ℝ⁴.
Autor(es): SOUZA, Sebastião Alves de
Abstract: Seja α : M² → ℝ⁴ uma imersão de uma superfície regular e orientada. Suponhamos que p (a origem de NpM²) esteja fora da elipse de curvatura, para todo p ∈ M². Os dois pontos sobre a elipse de curvatura para os quais as retas através dos vetores curvatura normal são tangentes à elipse induzem um par de direções em Tp M². Assim, temos dois campos de direções tangentes em M², denominados campos de direções assintóticas. As singularidades desses campos são os pontos onde a elipse se degenera em um segmento de reta radial, isto é, os pontos de inflexão. As curvas integrais dos campos de direções assintóticas são as linhas assintóticas. As linhas assintóticas não estão necessariamente globalmente definidas e, em geral, não são ortogonais. Estudamos aqui algumas propriedades de superfícies em ℝ⁴ cujas linhas assintóticas são ortogonais. Também analisamos o comportamento das linhas assintóticas próximas a uma linha de pontos de inflexão e condições necessárias e suficientes para a hiperesfericidade de superfícies em ℝ⁴.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Matemática
Citação: SOUZA, Sebastião Alves de. Curvas integrais de campos de direções sobre superfícies em ℝ⁴. 2008. 48 f. Dissertação (Mestrado em Física e Matemática Aplicada) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1657
Data do documento: 11-Jul-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0033009.pdf376,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.