Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1721
Tipo: Tese
Título: Avaliação técnico-econômica e ambiental da utilização do biogás proveniente da biodigestão da vinhaça em tecnologias para geração de eletricidade.
Autor(es): SALOMON, Karina Ribeiro
Abstract: A crescente demanda pelo álcool automotivo faz com que as atenções se voltem para o aumento da produção de resíduos, principalmente as vinhaças. Atualmente há novas normas ambientais que restringem o uso das vinhaças no solo. A biodigestão anaeróbia se apresenta como uma alternativa futura de utilização das vinhaças. Os principais objetivos deste trabalho são: Avaliação do potencial de produção de biogás a partir de resíduos no Brasil. Elaboração de um modelo abrangente da utilização de residuos de destilaria para geração de eletricidade. Aplicação de um modelo matemático do processo de digestão anaeróbia da vinhaça para geração do biogás. Avaliação econômico-financeira e ambiental da utilização de tecnologias para a valorização energética do biogás (microturbinas a gás e motores de combustão interna alternativos) incluindo a possibilidade de negócios com a venda de créditos de carbono (MDL) relacionados a utilização do biogás no Brasil. Os resultados alcançados indicam um grande potencial para produção de biogás a partir de vinhaça e principalmente sua utilização como fonte de eletricidade. E ainda x confirmam que a utilização de modelos de digestão anaeróbia, além dos softwares de simulação de esquemas térmicos apresenta-se como ferramentas muito importantes para auxiliar nos projetos e estudos de geração e utilização de biogás.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: SALOMON, Karina Ribeiro. Avaliação técnico-econômica e ambiental da utilização do biogás proveniente da biodigestão da vinhaça em tecnologias para geração de eletricidade. 2007. 219 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1721
Data do documento: 14-Nov-2007
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0032785.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.