Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1800
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um Modelo Matemático para uma Célula a Combustível de Oxido Sólido SOFC de Configuração Tubular.
Autor(es): GONZÁLEZ, Aldemar Martínez
Abstract: Apresenta-se o desenvolvimento de um modelo matemático para uma célula a combustível de oxido sólido (SOFC) de configuração tubular. A modelagem matemática é desenvolvida para uma geometria tubular e em regime permanente, levando em consideração as principais perdas de potencial tais como: perdas por resistência Ôhmica, perdas de ativação e perdas por concentração ou difusão, como também um modelo cinético para a reação de reforma de metano baseado nos mais recentes dados da literatura. De outro lado o modelo matemático inclui a recirculação anódica de combustível, apresentando um esquema conformado por sete unidades de operação denominadas sistemas, os quais são resolvidos progressivamente com técnicas iterativas e partir de determinadas condições iniciais. Os resultados vão passando de um sistema a outro repetindo o processo referido até obter o critério o erro de convergência estabelecido. Finalmente o modelo matemático é comparado com resultados obtidos na literatura e validado com alguns dados fornecidos pelo fabricante da SOFC tubular.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: GONZÁLEZ, Aldemar Martínez. Desenvolvimento de um Modelo Matemático para uma Célula a Combustível de Oxido Sólido SOFC de Configuração Tubular. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá. Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1800
Data do documento: 19-Dez-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0033427.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.