Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1927
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica.
Autor(es): FRANCISCO, Mateus Bibiano
Abstract: Com o objetivo de compreender como a transição entre diferentes registros de representação semiótica contribui para a aprendizagem de álgebra por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa pesquisa preocupa-se em reconhecer e destacar a importância da inclusão, promovendo diálogos e reflexões acerca da temática. Para a pesquisa de campo, foram considerados os registros produzidos por quatro alunos com TEA, matriculados no oitavo ano de uma instituição privada da cidade de Itajubá/MG, a partir de intervenções que visavam introduzir conceitos ligados à álgebra. Para análise da produção matemática dos alunos, com foco em especial na linguagem algébrica, empregou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, difundida pelo francês Raymond Duval. Com base em tal teoria, procura-se compreender o papel das mobilizações de diversos registros semióticos, o papel da língua natural para externar raciocínios e o estabelecimento de explicações para algumas dificuldades relacionadas ao fenômeno de congruência semântica. Revelou-se que essa mobilização de diversos registros oferta aos alunos com TEA uma estratégia para a superação das dificuldades relacionadas com a linguagem. A pesquisa também evidenciou que a abordagem utilizada favoreceu o protagonismo dos sujeitos em seu processo de aprendizagem, contrastando com suas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem e da capacidade de generalização.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: FRANCISCO, Mateus Bibiano. Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1927
Data do documento: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019046.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.