UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2076
Tipo: Tese
Título: Metodologia de baixo custo para a avaliação do comportamento de envelhecimento de isoladores poliméricos
Autor(es): SALUSTIANO, Rogério
Abstract: Os isoladores poliméricos são cada vez mais utilizados nas redes de distribuição do Brasil. Porém, com sua crescente utilização as ocorrências de falhas também se intensificam. Apesar das vantagens que os isoladores poliméricos trazem para rede, fatores como o tempo de vida útil, de difícil determinação; falta de domínio sobre os processos de degradação, dificuldade de monitoramento e diagnóstico; maior susceptibilidade a danos decorrentes de atividades elétricas e menor resistência aos raios ultravioleta geram dúvidas durante sua utilização. Para se avaliar estes fatores e a qualidade dos isoladores, estão disponíveis hoje processos e equipamentos de alto custo. Devido ao valor a ser desembolsado para a realização de ensaios, hoje normatizados, tanto a análise de isoladores poliméricos quanto seu comportamento durante o envelhecimento, este ensaios acabam sendo negligenciados pelas empresas (compradoras e fornecedoras). Assim, este trabalho apresenta um sistema de baixo custo de construção e operação que seja capaz de envelhecer os isoladores poliméricos com a utilização de solicitações múltiplas, permitindo a análise do comportamento das amostras durante o processo de envelhecimento, por meio de um método de avaliação qualitativo baseado em análises físico-químicas e elétricas. Também possibilita um melhor entendimento dos mecanismos associados à degradação elétrica dos isoladores poliméricos com a umidade, chuva, temperatura e tensão da rede, facilitando o desenvolvimento de procedimentos para aquisição de isoladores mais confiáveis. Para tanto foi desenvolvida uma câmara de envelhecimento e foram realizados ciclos de envelhecimento em amostras de fabricantes disponíveis no mercado nacional. O envelhecimento das amostras pode ser analisado através de medição de ângulo de contato, espectroscopia no infravermelho com transformada Fourier, análise termogravimétrica e de medições de corrente de fuga. Ao fim foi possível comprovar o envelhecimento das amostras e eficácia da câmara desenvolvida, assim como avaliar o envelhecimento das amostras de cada fabricante.
Citação: SALUSTIANO, Rogério. Metodologia de baixo custo para a avaliação do comportamento de envelhecimento de isoladores poliméricos. 2019. 163 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2076
Data do documento: 16-Ago-2019
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2019027.pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.