Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2156
Tipo: Dissertação
Título: Delimitação de voçorocas por meio de geobia (geographic object based image analysis) e uso de produtos cartográficos oriundos de aeronaves remotamente pilotadas (ARP)
Autor(es): SILVA, João Edson Costa Ferreira da
Abstract: Nos tempos atuais, com as medidas ambientais em evidência, é comum a discussão sobre melhores maneiras de obter informações cartográficas sobre as áreas degradadas. Essas informações já são de suma importância para a efetividade de alguns programas já propostos no Brasil, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Recuperação Ambiental (PRA). Quando se trata de áreas degradadas destacam-se os fatores diversos que contribuem com a degradação, sobretudo a degradação do solo. As degradações do solo quando em último estado geram voçorocas, as quais apresentam diversos prejuízos à natureza, pois possuem estado irreversível, sendo possível somente sua recuperação parcial. O monitoramento destas áreas, bem como informações sobre as mesmas, é de suma importância para que se possa garantir o controle e definir os métodos de conservação destas áreas. Sob esta problemática, este trabalho visa avaliar a eficiência de um procedimento de classificação, orientada, semiautomática (GEOBIA) em produtos cartográficos produzidos por Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) para a delimitação de voçorocas. A utilização dos produtos cartográficos oriundos de ARP (Modelo Digital de Elevação e Ortoimagem Digital) se justifica devido ao baixo custo da ferramenta, bem como a potencialidade planimétrica e altimétrica, que esses produtos tem apresentado; um outro fator de destaque é a informação remota através destes produtos que garante maior segurança em relação aos métodos convencionais de obtenção de informações. O trabalho aborda a combinação da mineração de dados e GEOBIA, como técnicas auxiliares nos processos de delimitação de voçorocas. Os procedimentos foram realizados em duas áreas de estudo, ambas situadas no município de Itajubá-MG. Nestas áreas foram definidos alguns pontos de controle e checagem para a classificação dos produtos cartográficos em relação ao Padrão de Exatidão Cartográfico Digital (PEC-PCD). Os produtos apresentaram classe A, para a escala 1/2.000. Foram determinados alguns parâmetros de segmentação para que se formassem segmentos fidedignos para cada área de estudo em específico, em seguida determinaram-se os atributos mais relevantes para a classificação e confecção da árvore de decisão de cada área. Na confecção da árvore de decisão utilizou-se o algoritmo C 4.5. Os resultados foram satisfatórios a níveis de precisão (índice Kappa entre 0,88 e 0,92), tornando possível que as técnicas utilizadas em produtos cartográficos oriundos de ARP sejam uma ferramenta para delimitação de áreas degradadas do tipo voçoroca.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SILVA, João Edson Costa Ferreira da. Delimitação de voçorocas por meio de geobia (geographic object based image analysis) e uso de produtos cartográficos oriundos de aeronaves remotamente pilotadas (ARP). 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2156
Data do documento: 13-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020050.pdf3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.