Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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Tipo: Tese
Título: Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional
Autor(es): SILVA, André Marques Mancilha da
Primeiro Orientador: PINHO, Alexandre Ferreira de
Resumo: Com a mudança comportamental dos profissionais no mercado de trabalho influenciados cada vez mais pelas novas gerações e evoluções tecnológicas do século XXI, esta pesquisa, preocupada em obter um melhor desempenho desses colaboradores nas organizações, propõe um modelo de gestão organizacional baseado na gamificação. Seu aspecto ineditista está em traduzir a concorrência entre os jogadores, algo resultante de uma intervenção gamificada tradicional, em um resultado coletivo não favorecendo o individual nos ambientes corporativos. Utilizando a Pesquisa-ação como método, a gamificação foi aplicada em duas empresas reais de segmentos mercadológicos diferentes. Como resultante da aplicação do modelo gamificado, foi possível identificar sua contribuição no que se refere à gestão de conhecimento, sensos de análise crítica e de risco, interatividade entre as pessoas, clima organizacional, comprometimento e engajamento dos colaboradores e sobre tudo, uniformidade e sinergia de ações para a obtenção de um resultado positivo e comum para as empresas, tornando o trabalho desafiador e consistentemente interessante; entretanto, os resultados encontrados apontam que o modelo proposto demanda ainda de alguns ajustes e novas aplicações em outras companhias.
Abstract: With the behavioral change of professionals in the labor market, increasingly influenced by new generations and technological evolutions of the 21st century, this research, aimed at obtaining a better performance of these employees in organizations, proposes an organizational management model based on gamification. Its unprecedented aspect is to translate the competition among players, resulting from a traditional gamified intervention, into a collective result which does not benefit the individual in corporate environments. Using the research-action methodology, gamification was applied in two real companies from different market segments. As a result of the application of the gamified model, it was possible to identify its contribution regarding knowledge management, senses of critical and risk analysis, interactivity between people, organizational climate, employee’s commitment and engagement and, above all, uniformity and synergy of actions in order to achieve a positive and common result for companies, making the work challenging and consistently interesting; however, the obtained results highlight that the proposed model still requires some adjustments and new applications in other companies.
Palavras-chave: Organização
Gamificação
Modelo gamificado
Comprometimento
Engajamento
Sinergia
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2414
Data do documento: 30-Abr-2021
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