Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/258
Tipo: Dissertação
Título: Teoremas do tipo Korovkin e aproximação por operadores positivos.
Autor(es): MAFRA, Daniela Aparecida
Abstract: Em 1953, P. P. Korovkin estabeleceu um critério simples para determinar se uma sequência {Ln}n≥ 1 de operadores lineares positivos no espaço das funções reais contínuas C [0,1] converge para o operador identidade na topologia da convergência pontual de operadores. Mais precisamente, ele veri ficou que se Lng → g uniformemente em [0,1] para toda g Є {1, x; x²}, então Lnf → f uniformemente em [0,1] para toda f Є C [0,1]. Neste trabalho, abordaremos alguns teoremas tipo Korovkin para operadores lineares positivos no espaço C₀ (X) das funções reais contínuas que se anulam no infi nito, quando X é um espaço de Hausdorff localmente compacto. Também apresentaremos uma versão do teorema de Korovkin via processo A-soma.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Matemática
Citação: MAFRA, Daniela Aparecida. Teoremas do tipo Korovkin e aproximação por operadores positivos. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/258
Data do documento: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mafra_2015.pdf513,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.