Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/314
Tipo: Tese
Título: Análise do Uso de CFD para o Regime de Combustão Sem Chama Visível em uma Fornalha.
Autor(es): DIAS, Fagner Luís Goulart
Abstract: Esta tese apresenta o uso da ferramenta CFD na modelagem de problemas envolvendo um regime relativamente novo de combustão, conhecido como Combustão Sem Chama Visível. Tal regime tem se mostrado promissor pela elevada eficiência da combustão aliada a baixos níveis de emissões de poluentes, sobretudo dos óxidos nitrogenados, NOₓ. Foram investigados inúmeros trabalhos a fim de estabelecer as principais características para obtenção deste regime e sua modelagem numérica. Dentre os mais empregados estão o modelo de turbulência k-ε Realizable (KER), de combustão Eddy Dissipation Concept (EDC) e de radiação Discrete Ordinates (DO), aliados a mecanismos de cinética química detalhados. Com base no trabalho experimental de Veríssimo (2011), foram investigados aqueles modelos que seriam mais adequados à previsão numérica deste regime, bem como a necessidade de ajustes. Os resultados iniciais com mecanismo global de reação apresentaram temperaturas elevadas, sobretudo nos planos radiais próximos ao injetor, o que refletiu negativamente no teor de NOₓ obtido. No caso da biblioteca de reações detalhadas GRIMech 3.0, as temperaturas ficaram mais atenuadas, porém com nível de CO e NOₓ acima do experimental, além do grande tempo computacional gasto de cerca de 380 horas. Em seguida, foi avaliado o mecanismo KEE58, que reduziu o tempo computacional a 1/3 do anterior, com resultados próximos. Contudo, em razão do nível de CO ter permanecido elevado, foi analisado o aumento do parâmetro de tempo do modelo EDC, o que culminou em melhores resultados, reafirmando a importância de se ajustar os parâmetros matemáticos. Ao final, tornou-se possível estabelecer um procedimento numérico e identificar a importância dos ajustes nas constantes matemáticas dos modelos, sobretudo na formação de CO e NOₓ.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: DIAS, Fagner Luís Goulart. Análise do Uso de CFD para o Regime de Combustão Sem Chama Visível em uma Fornalha. 2014. 143 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/314
Data do documento: 8-Ago-2014
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_dias_2014.pdf13,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.