Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3380
Tipo: Tese
Título: Controle de fluxo de potência em sistemas de distribuição com conversor série
Autor(es): PINHEIRO, Guilherme Gonçalves
Primeiro Orientador: SILVA, Luiz Eduardo Borges da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PEREIRA, Rondineli Rodrigues
Resumo: Este trabalho trata de uma proposta de um equipamento série composto por um conversor tipo fonte de tensão (VSC – Voltage Source Converter) baseado em Pontes H com IGBTs para controle de fluxo de potência entre ramais de distribuição. VSCs série, popularmente conhecidos em aplicações de FACTS (Flexible AC Transmission Systems) e no uso de filtros ativos série, possuem dificuldades na implementação e difusão comercial, mas recentemente este assunto vem proporcionando um novo interesse entre os pesquisadores aplicado na conversão de redes de distribuição radial em redes em anel ou malhadas. Similar a aplicação em redes de transmissão, os conversores série proporcionam uma função importante quando aplicados em redes de distribuição de média tensão. Dentre os principais benefícios do uso destes conversores série destacam-se seu uso para o controle e gerenciamento de carregamento/contingências de ramais interligados no qual proporciona melhorias importantes como redução de perdas técnicas, controle de fluxo de potência ativo a fim de permitir a operação desses sistemas em anel de forma permanente, que tradicionalmente são radiais. Além do mais, por causa do grande número de Geração Distribuída sendo instaladas no sistema elétrico de distribuição, a solução se torna vital para o aumento da capacidade e da confiabilidade das redes de distribuição. Assim uma aplicação prática de um VSC série interligando dois ramais de distribuição será descrito com foco em testes em um laboratório em 13,8kV durante distúrbios causados por variações de cargas. Demonstrando uma solução quando este conversor é instalado no final de dois ramais de distribuição, com o intuito de apresentar os desafios operacionais envolvidos na distribuição de energia e o aumento da capacidade dos ramais sem a necessidade de reconfigurações das redes de distribuição radiais. Enfim trata-se de uma validação experimental que inclui desde a modelagem, simulação, testes em campo, proposta de estratégias de controle e projeto físico do equipamento envolvido.
Abstract: This study presents an application for a series VSC (Voltage Source Converter) in distribution grids for power flow management. Series devices have been widely studied for FACTS (Flexible AC Transmission Systems), however, more recently these devices have gained increased interest in applications for loading balance in medium voltage distribution grids. As the number of distributed generation (DG) units increases, increasing the capacity and reliability of distribution grids, while maximizing the benefits of installed DGs and loading behavior, is an ever more important task. In this work we describe a test system and control proposals for a practical application of series converters interconnecting two distribution feeders at 13.8kV under load variation disturbances. This approach provides solutions when installed at the end of distribution lines by interconnecting two feeders, resulting in capacity increases in the feeders without needing grid reconfigurations using a small-rated series VSC.
Palavras-chave: Redes de distribuição
Controle de fluxo de potência
VSC série
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3380
Data do documento: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_2022040.pdf23,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.