Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/385
Tipo: Tese
Título: MDMAIC: um roadmap seis sigma multivariado.
Autor(es): PERUCHI, Rogério Santana
Abstract: Esta tese explora a aplicação de projetos Seis Sigma para solução de problemas multivariados em processos de manufatura. O principal objetivo desta pesquisa consiste em propor o roadmap MDMAIC (multivariado – definir, medir, analisar, melhorar (improve), controlar), baseado em análise de componentes principais para definir, medir, analisar, melhorar e controlar processos com múltiplas respostas correlacionadas. As principais contribuições deste trabalho não se resumem apenas ao roadmap, mas também em novos métodos para análise de sistema de medição, análise de capabilidade de processo, modelagem e otimização de múltiplas respostas e projeto econômico de cartas de controle. A abordagem que viabilizou a integração das técnicas e ferramentas multivariadas ao MDMAIC consiste em analisar escores ponderados de componentes principais para grupos de variáveis, as quais devem ser separadas de acordo com seus objetivos de otimização. O roadmap proposto e os métodos específicos de cada etapa foram testados e validados através de dados simulados, dados da literatura e dados obtidos em laboratório para o processo de soldagem com arame tubular para o revestimento de chapas de aço carbono ABNT 1020 com aço inoxidável ABNT 316L.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: PERUCHI, Rogério Santana. MDMAIC: um roadmap seis sigma multivariado. 2014. 170 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/385
Data do documento: 18-Fev-2014
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_peruchi_2014.pdf5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.