Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 2: Itabira PPG - Programas de Pós-Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3908
Tipo: Dissertação
Título: Análise do valor percebido pelo aluno de graduação em uma instituição pública de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Analysis of the value perceived by the graduate student at a public higher education institution
Autor(es): VIANA, Welbersom Silva
Primeiro Orientador: SANTOS, Ana Carolina Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: OLIVEIRA, Carlos Henrique de
metadata.dc.contributor.referee1: SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
metadata.dc.contributor.referee2: PINTO, Janaína Antonino
Resumo: Buscar a qualidade agregando valor para o estudante, pode ser muito benéfico ao ensino superior, não apenas do ponto de vista financeiro, mas principalmente sob o aspecto institucional. Essa busca pela geração de valor tem como intuito atrair e reter estudantes. Por essa mesma razão, é de suma importância que as instituições de ensino superior (IES) tenham a meta estratégica de manter um relacionamento duradouro com os seus discentes. Atualmente, as IES se deparam com um paradoxo: por um lado se tem a oferta do ensino superior em franco crescimento, com a abertura de diversas instituições, soma-se a isso o fato da popularização do ensino superior, concedendo amplo acesso aos estudantes. Entretanto, por outro lado, a cada ano se observa os contingenciamentos cada vez maiores voltados para a educação. Diante desse cenário, a busca pela qualidade agregando valor para o aluno se mostra como um meio de diferenciação crucial para a criação de vantagem competitiva sustentável, visando atrair e reter alunos. Em uma primeira etapa deste estudo foi proposta uma revisão sistemática de literatura com o intuito de identificar os componentes de valor percebido citados na literatura. De acordo com as pesquisas, de uma forma geral o que mais motiva os trabalhos é a busca pela melhoria do relacionamento entre instituição e aluno. Posteriormente, foi adotada a metodologia survey com a finalidade de coletar, dentro da universidade, a expectativa discente sobre a percepção de valor. Para a análise dos dados obtidos na pesquisa, utilizou-se o método GRA. Essa metodologia possibilita sintetizar e classificar as diversas variáveis estudadas em informações úteis, demonstrando quais as melhores alternativas para o processo. De uma forma geral, os resultados poderão auxiliar as instituições de ensino superior na identificação do que agrega valor à prestação de serviços, de acordo com o aluno. Assim, a GRA permitiu um ranqueamento no qual se tem a dimensão qualidade, a dimensão social e a dimensão custo como as três dimensões mais consideradas pelos discentes, respectivamente.
Abstract: Seeking quality by adding value for the student can be very beneficial to higher education, not only from a financial point of view, but mainly from an institutional point of view. This search for value generation aims to attract and retain students. For this very reason, it is of paramount importance that higher education institutions (HEIs) have the strategic goal of maintaining a lasting relationship with their students. Currently, HEIs are faced with a paradox: on the one hand, the offer of higher education is growing rapidly, with the opening of several institutions, in addition to the fact of the popularization of higher education, granting wide access to students. However, on the other hand, each year there are increasing contingencies for education. Given this scenario, the search for quality adding value to the student is shown as a crucial means of differentiation for the creation of sustainable competitive advantage, aiming to attract and retain students. In a first step of this study, a systematic literature review was proposed in order to identify the components of perceived value cited in the literature. According to the research, in general, what most motivates the work is the search for the improvement of the relationship between institution and student. Subsequently, the survey methodology was adopted in order to collect, within the university, the student expectation about the perception of value. For the analysis of the data obtained in the research, the GRA method was used. This methodology makes it possible to synthesize and classify the various variables studied into useful information, demonstrating the best alternatives for the process. In general, the results can help higher education institutions to identify what adds value to the provision of services, according to the student. In this way, the GRA allowed for a ranking in which the quality dimension, the social dimension and the cost dimension were the three dimensions most considered by students, respectively.
Palavras-chave: Survey
Survey
Geração de Valor
Value generation
Student Customer
Aluno Cliente
Ensino Superior
University education
Qualidade de Serviço
Service quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: PPG - Programas de Pós Graduação - Itabira
metadata.dc.publisher.program: PPG - Programas de Pós Graduação - Itabira
Citação: VIANA, Welbersom S. Análise do valor percebido para o aluno de graduação em uma instituição pública de ensino superior. Itabira, 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) - Instituto de Engenharias Integradas, Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3908
Data do documento: 10-Jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Welbersom Silva Viana.pdfVIANA, Welbersom S. Análise do valor percebido para o aluno de graduação em uma instituição pública de ensino superior. Itabira, 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) - Instituto de Engenharias Integradas, Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira, 20233,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.