Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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Tipo: Tese
Título: Sistema de monitoramento e diagnóstico de comando de válvula em motores à combustão interna
Autor(es): ASSUNÇÃO, Frederico de Oliveira
Primeiro Orientador: SILVA, Luiz Eduardo Borges da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: VILLA NOVA, Helcio Francisco
Resumo: O desenvolvimento de tecnologias para monitoramento e diagnóstico de motores de combustão interna é crucial para melhorar a eficiência, reduzir falhas e mitigar impactos ambientais. Este trabalho aborda a implementação de um sistema inovador de monitoramento online das válvulas de admissão e escape, utilizando sensores de pressão intracilindro e de posição das válvulas sincronizados com o eixo virabrequim. A metodologia proposta permite a detecção precoce de falhas nas válvulas por meio da análise de parâmetros específicos como a área de deslocamento da válvula, o tempo de permanência em posições máximas e mínimas, e a inclinação dos deslocamentos. Tais parâmetros foram cuidadosamente processados para diferenciar entre condições normais e diversas falhas, como desgaste excessivo, perda de ajuste e carbonização das válvulas. A análise é baseada em um laboratório de modelo reduzido, onde diversos cenários operacionais foram simulados, demonstrando a eficácia da metodologia para identificar anomalias com precisão e propor correções preventivas. A proposta inclui a integração dessas medidas com o sistema de controle de injeção de combustível, possibilitando ajustes em tempo real para otimizar a combustão, reduzir emissões e prolongar a vida útil dos componentes. Este estudo contribui, significativamente, para a evolução das práticas de manutenção preditiva, especialmente em motores de grande porte, como os utilizados na geração de energia e no transporte marítimo, onde a eficiência e a confiabilidade são essenciais.
Abstract: The development of technologies for monitoring and diagnosing internal combustion engines is crucial for improving efficiency, reducing failures, and mitigating environmental impacts. This work addresses the implementation of an innovative online monitoring system for intake and exhaust valves, utilizing in-cylinder pressure sensors and valve position sensors synchronized with the crankshaft. The proposed methodology enables early detection of valve failures by analyzing specific parameters such as valve displacement area, time spent in maximum and minimum positions, and slope of displacements. These parameters were carefully processed to distinguish between normal conditions and various failures, such as excessive wear, loss of adjustment, and valve carbonization. The analysis is based on a scaled-down laboratory model where various operational scenarios were simulated, demonstrating the methodology's effectiveness in accurately identifying anomalies and proposing preventive corrections. The proposal includes integrating these measures with the fuel injection control system, allowing real-time adjustments to optimize combustion, reduce emissions, and extend component lifespan. This study significantly contributes to the evolution of predictive maintenance practices, particularly in large engines such as those used in power generation and maritime transport, where efficiency and reliability are essential.
Palavras-chave: Monitoramento de válvulas
Diagnóstico preditivo
Pressão intracilindro
Motores a combustão interna
Eficiência energética
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4129
Data do documento: 28-Ago-2024
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