Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: História da matemática e conhecimentos matemáticos: um estudo em uma disciplina de cálculo
Autor(es): ATHIÉ, Mateus
Primeiro Orientador: SILVA, Mariana Feiteiro Cavalari
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LIMA, Rodrigo Silva
Resumo: A presente pesquisa buscou identificar e analisar quais conhecimentos matemáticos são mobilizados por licenciandos ao cursarem uma disciplina de Cálculo, na qual foram abordadas questões históricas na introdução dos conceitos de Derivada e Integral. A pesquisa foi realizada com 14 licenciandos de uma turma de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de uma Universidade Federal localizada no Sul do estado de Minas Gerais. Nessa disciplina, foram elaboradas aulas introdutórias e duas atividades que abordavam elementos históricos sobre o desenvolvimento de conceitos do Cálculo. Os dados foram coletados com base nos registros produzidos nas duas atividades: gravações em áudio das discussões realizadas durante as atividades; observações anotadas em diário de campo e entrevistas realizadas após o término da disciplina. Os dados foram analisados por meio de triangulação e de uma categorização por semelhança, embasada no referencial proposto por Ball et al. (2008), denominado Conhecimento Matemático para o Ensino, conhecido pela sigla MKT, que busca apontar conhecimentos matemáticos que são próprios do professor de Matemática. Os resultados da investigação mostram que os participantes mobilizaram conhecimentos matemáticos referentes ao MKT, sendo que houve uma predominância na mobilização de conhecimentos “comuns”, ou seja, que não são relacionados à docência, como a realização de procedimentos matemáticos corretamente; ao passo de que conhecimentos “especializados”, do docente, tais como justificação e explicação de procedimentos, bem como conhecimento de outros algoritmos de resolução foram identificados com uma menor frequência. Foram, também, identificadas dificuldades dos participantes com relação a conteúdos da Educação Básica. Apesar das dificuldades, os resultados apontam que a presença da HM no curso contribuiu para o aprendizado de alguns participantes da pesquisa. Além disso, entende-se que a proposta permitiu a mobilização de conhecimentos matemáticos para o ensino dos licenciandos. Palavras-chave: História da Matemática, Conhecimento Matemático para o Ensino, Formação de Professores e Cálculo Diferencial e Integral.
Palavras-chave: História da matemática
Conhecimento matemático para o ensino
Formação de professores
Cálculo diferencial e integral
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: ATHIÉ, Mateus. História da matemática e conhecimentos matemáticos: um estudo em uma disciplina de cálculo. 2025. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4244
Data do documento: 31-Jan-2025
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