Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/427
Tipo: Tese
Título: Análise Dinâmica de Estruturas com Parâmetros Intervalares.
Autor(es): ALBUQUERQUE, Janaína Cunha Vaz
Abstract: O presente trabalho busca avaliar o resultado de problemas de vibração mecânica na presença de parâmetros de valores intervalares, tais como, massa, comprimento, módulo de elasticidade, momento de inércia. Um método possibilístico e eficaz computacionalmente é proposto a fim de se obter a faixa de intervalo da frequência natural de sistemas com parâmetros intervalares. O problema de autovalor intervalar é formulado pelo Método dos Elementos Finitos (MEF) cujas matrizes, de rigidez e de massa, são submetidas à perturbação pela Teoria da Perturbação de Matrizes. Em cada fase da análise, a existência de incertezas na formulação das matrizes é considerada como perturbação num sistema pseudo-determinístico capaz de fornecer resultados tecnicamente confiáveis e eficientes. Resultados numéricos são apresentados usando o programa computacional desenvolvido pela autora em MATLAB®. Este programa trabalha com estruturas dinâmicas sujeitas a incertezas intervalares. Os resultados numéricos são validados com a literatura e com o Método de Monte Carlo. Testes experimentais foram realizados a fim de validar experimentalmente os resultados teóricos.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: ALBUQUERQUE, Janaína Cunha Vaz. Análise Dinâmica de Estruturas com Parâmetros Intervalares. 2015. 159 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/427
Data do documento: 4-Dez-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_albuquerque_2015.pdf3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.