Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/429
Tipo: Dissertação
Título: Estudo do impacto do desempenho de relés fotocontroladores sobre o consumo da iluminação pública.
Autor(es): LOMELINO, Márcio Vargas
Abstract: A iluminação pública (IP) influencia no lazer, comércio noturno, segurança e na beleza de uma cidade. Estudos indicam que a IP corresponde aproximadamente a 3% do consumo total do sistema elétrico brasileiro. Os relés fotocontroladores, como um dos componentes importantes da IP, consomem pouca energia, no entanto, o seu mau funcionamento pode provocar o desligamento das lâmpadas à noite ou a sua permanência acesa durante o dia. No primeiro caso, pode comprometer a segurança da população e, no segundo, pode elevar o consumo de energia das lâmpadas, prejudicar a sua vida útil, e de outros elementos do sistema da IP. Por conseguinte, esses fatos motivaram o desenvolvimento desta dissertação. Alguns resultados dos trabalhos realizados pela Eletrobras Procel, em parceria com a PUCRS e Deutsche Gesellschaft Fur Internationale Zesammenarbeir (GIZ) serviram como base para o desenvolvimento da metodologia proposta para estimar o impacto do desempenho de relés fotocontroladores sobre o consumo de sistemas de IP. O método desenvolvido é baseado na diferença entre a estimativa de consumo de energia elétrica do sistema de iluminação pública atual (linha de base), em que parte dos relés opera conforme a norma e outra não, e o consumo de um sistema hipotético, onde estes relés são corrigidos para atenderem à norma. Denomina-se esta diferença de impacto energético. Com esta metodologia, estimou-se o impacto da concessão do Selo Procel, sendo verificado que os benefícios estimados são significativos, com a recomendação, sob o ponto de vista técnico, da inclusão dos relés fotocontroladores no Programa Selo Procel.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: LOMELINO, Márcio Vargas. Estudo do impacto do desempenho de relés fotocontroladores sobre o consumo da iluminação pública. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/429
Data do documento: 4-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_lomelino_2016.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.