Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/441
Tipo: Dissertação
Título: Modelos Tipo Chern-Simons para Descrição de Fronteiras Materiais.
Autor(es): OLIVEIRA, Helder Luiz de
Abstract: O estudo de potenciais concentrados ao longo de superfícies é um tema útil em Teoria de Campos, pois pode ser empregado na descrição de fronteiras materiais, no caso do campo eletromagnético, por exemplo. Nesse trabalho iniciamos um estudo a respeito da utilização de potenciais concentrados ao longo de fronteiras com acoplamentos tipo Chern-Simons. Em específico, tomamos potenciais tipo delta de Dirac. Até o presente momento, esse tipo de potencial nunca foi explorado na literatura. Pretendemos verificar se podemos utilizar tais modelos na descrição de fronteiras materiais. Consideramos dois modelos. O primeiro deles pode ser visto como uma modificação do modelo de Field-Carrol-Jackiw, onde o termo tipo Chern-Simons é definido apenas sob uma superfície. O segundo modelo é composto por dois campos, um de Maxwell e outro de Chern-Simons, sendo esse último definido apenas ao longo de uma superfície. Para ambos os modelos, calculamos o propagador e as equações de movimento. Uma vez que estamos lidando com lagrangeanas quadráticas, os respectivos propagadores foram calculados exatamente. Sempre que possível consideramos a constante de acoplamento entre o campo e o potencial tendendo a infinito, de modo a verificar se recuperamos a condição de um condutor perfeito. Também para ambos os modelos obtivemos a interação entre a superfície e uma carga pontual. Para o segundo modelo (o que envolve dois campos), obtivemos a lagrangeana efetiva para o campo eletromagnético. Nós restringimos sempre ao caso de uma superfície plana infinita.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Física
Citação: OLIVEIRA, Helder Luiz de. Modelos Tipo Chern-Simons para Descrição de Fronteiras Materiais. 2016. 47 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/441
Data do documento: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_oliveira1_2016.pdf426,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.