Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/856
Tipo: Tese
Título: Análise das Interações das Variáveis no Processo GMAW Duplo Arame para avaliação da qualidade dos Cordões de Solda.
Autor(es): BARBEDO, Nancy Del Ducca
Abstract: Neste trabalho foi realizado um estudo das interações entre as variáveis do processo GMAW-DW (duplo arame) para avaliação da qualidade da solda. Os cordões foram realizados utilizando eletrodos ER70S-6 com 0,8 mm e 1,0 mm de diâmetro em uma chapa de aço ASTM A-36 em posição plana pelo método tandem. Foram utilizadas duas fontes independentes de energia e apenas um cilindro de gás de proteção. O número de experimentos realizados foi definido através de um planejamento fatorial completo (2k). As variáveis de entrada foram: tensão, corrente e velocidade de soldagem. As respostas analisadas foram: altura, largura, penetração e taxa de diluição. Além disso, foram realizadas análises microestruturais e medidas de microdureza nos cordões considerados ótimos. Os resultados encontrados indicaram que as maiores interações entre as variáveis de entrada ocorreram nas combinações dos arames 0,8mm e 1,0mm. No aspecto geométrico, a variação da corrente teve maior influência na profundidade de penetração do cordão, enquanto que a variação da tensão teve maior interferência na largura dos cordões. As maiores taxas de diluição ocorreram com arames de diâmetros iguais. A análise micrográfica indicou uma semelhança quanto aos microconstuintes presentes nas amostras. No entanto, houve um maior refinamento dos grãos em cordões soldados com dois arames com 0,8mm de diâmetro. No caso da microdureza, os maiores valores encontrados foram nos cordões confeccionados com eletrodos de 0,8 mm de diâmetro. De modo geral, os cordões realizados com dois arames com 0,8mm de diâmetro apresentaram geometria mais adequada e maiores taxas de diluição, além de um maior refinamento de grão e maior valor absoluto de microdureza.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Materiais para a Engenharia
Citação: BARBEDO, Nancy Del Ducca. Análise das Interações das Variáveis no Processo GMAW Duplo Arame para avaliação da qualidade dos Cordões de Solda. 2017. 172 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/856
Data do documento: Mar-2017
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_barbedo_2017.pdf9,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.