Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/936
Tipo: Dissertação
Título: Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior?
Autor(es): SOUZA, Telma Lima de
Abstract: O Enem/Sisu é uma política pública de inclusão e democratização do acesso ao ensino superior proposta pelo governo. No entanto, esse programa consiste em um instrumento de classificação baseado no mérito, inserido em um sistema educacional altamente seletivo. Concentra-se na medida do resultado final, sem identificar e resolver a origem dos problemas promotores da exclusão na educação. Por isso, este estudo busca responder o seguinte questionamento: o Enem/Sisu funciona como mecanismo de democratização e inclusão ao ensino superior? Compreender essa problemática é importante para contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para o aumento das oportunidades educacionais vigentes. A expansão das oportunidades reais amplia a liberdade das pessoas, que são fundamentais para o processo de desenvolvimento. Esta pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com recorte temporal compreendendo o período entre 2007 a 2016. Os procedimentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Foram coletados dados dos perfis dos inscritos e ingressantes nos processos seletivos convencional, Enem/Sisu e com reserva de vagas de um curso tradicionalmente elitizado. A análise dos dados foi realizada através de análise estatística, utilizando-se a razão de chance de prevalência para calcular a probabilidade de ingresso no ensino superior, em cada modelo de seleção, considerando as variáveis do perfil socioeconômico dos estudantes. O desfecho desta pesquisa revela que o Enem não apresentou eficiência quanto à inclusão e democratização no curso investigado, mesmo associado ao Sisu e após a implantação gradual da reserva de vagas, uma vez que não modificou o perfil dos aprovados e nem aumentou as chances de ingresso dos estudantes provindos das camadas inferiores.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: SOUZA, Telma Lima de. Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior ? 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/936
Data do documento: Jul-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_souza1_2017.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.