Resumo:
Pesquisas em educação em Ciências têm apontado a importância da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no âmbito escolar de uma sociedade repleta de inovações e avanços tecnológicos. Dessa forma, despertar o interesse do aluno e facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática com uso de softwares educativos pode ser uma poderosa ferramenta a ser utilizada pelos professores. Com esse intuito, essa pesquisa teve como objetivo principal estudar que contribuições e limitações a utilização do GeoGebra em atividades com abordagem investigativa relativas ao conteúdo de funções polinomiais do 1° grau pode trazer para a formação inicial de professores de Matemática. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram analisadas as reflexões feitas pelos alunos de Licenciatura em Matemática sobre o potencial educativo desse software. Foi possível concluir que os licenciandos se demonstram suscetíveis à utilização do software GeoGebra em suas aulas, e apontaram ser de suma importância a experiência vivenciada, visto que ambientes onde o futuro docente pode discutir sobre aspectos de dimensão prática, como potencialidades desse software, são fundamentais para que os professores se sintam preparados e mais seguros a utilizar esse tipo de tecnologia em suas aulas. Quanto às contribuições do uso do software, o seu dinamismo, proporcionado pelo “arrastar”, a realização de atividades investigativas, e a exploração e visualização de propriedades, foram apontados pelos licenciandos como fator motivador aos alunos.