dc.creator |
ASSIS, Laila de Souza |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
ASSIS, Laila de Souza. O uso do Software Geogebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciandos em Matemática. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1029 |
|
dc.description.abstract |
Pesquisas em educação em Ciências têm apontado a importância da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no âmbito escolar de uma sociedade repleta de inovações e avanços tecnológicos. Dessa forma, despertar o interesse do aluno e facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática com uso de softwares educativos pode ser uma poderosa ferramenta a ser utilizada pelos professores. Com esse intuito, essa pesquisa teve como objetivo principal estudar que contribuições e limitações a utilização do GeoGebra em atividades com abordagem investigativa relativas ao conteúdo de funções polinomiais do 1° grau pode trazer para a formação inicial de professores de Matemática. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram analisadas as reflexões feitas pelos alunos de Licenciatura em Matemática sobre o potencial educativo desse software. Foi possível concluir que os licenciandos se demonstram suscetíveis à utilização do software GeoGebra em suas aulas, e apontaram ser de suma importância a experiência vivenciada, visto que ambientes onde o futuro docente pode discutir sobre aspectos de dimensão prática, como potencialidades desse software, são fundamentais para que os professores se sintam preparados e mais seguros a utilizar esse tipo de tecnologia em suas aulas. Quanto às contribuições do uso do software, o seu dinamismo, proporcionado pelo “arrastar”, a realização de atividades investigativas, e a exploração e visualização de propriedades, foram apontados pelos licenciandos como fator motivador aos alunos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
O uso do Software Geogebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciandos em Matemática. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
98 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Softwares educativos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
GeoGebra |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Abordagem investigativa |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Licenciandos em Matemática |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Educative software |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Investigative approach |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Graduated in Mathematics |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-12-19T15:04:55Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-12-19T15:04:55Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|