DSpace/Manakin Repository

O uso do Software Geogebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciandos em Matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator ASSIS, Laila de Souza
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation ASSIS, Laila de Souza. O uso do Software Geogebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciandos em Matemática. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1029
dc.description.abstract Pesquisas em educação em Ciências têm apontado a importância da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no âmbito escolar de uma sociedade repleta de inovações e avanços tecnológicos. Dessa forma, despertar o interesse do aluno e facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática com uso de softwares educativos pode ser uma poderosa ferramenta a ser utilizada pelos professores. Com esse intuito, essa pesquisa teve como objetivo principal estudar que contribuições e limitações a utilização do GeoGebra em atividades com abordagem investigativa relativas ao conteúdo de funções polinomiais do 1° grau pode trazer para a formação inicial de professores de Matemática. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram analisadas as reflexões feitas pelos alunos de Licenciatura em Matemática sobre o potencial educativo desse software. Foi possível concluir que os licenciandos se demonstram suscetíveis à utilização do software GeoGebra em suas aulas, e apontaram ser de suma importância a experiência vivenciada, visto que ambientes onde o futuro docente pode discutir sobre aspectos de dimensão prática, como potencialidades desse software, são fundamentais para que os professores se sintam preparados e mais seguros a utilizar esse tipo de tecnologia em suas aulas. Quanto às contribuições do uso do software, o seu dinamismo, proporcionado pelo “arrastar”, a realização de atividades investigativas, e a exploração e visualização de propriedades, foram apontados pelos licenciandos como fator motivador aos alunos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title O uso do Software Geogebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciandos em Matemática. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 98 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Softwares educativos pt_BR
dc.keywords.portuguese GeoGebra pt_BR
dc.keywords.portuguese Abordagem investigativa pt_BR
dc.keywords.portuguese Licenciandos em Matemática pt_BR
dc.keywords.english Educative software pt_BR
dc.keywords.english Investigative approach pt_BR
dc.keywords.english Graduated in Mathematics pt_BR
dc.orientador.principal REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2017-12-19T15:04:55Z
dc.date.accessioned 2017-12-19T15:04:55Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples