Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo revelar como estavam pautadas (simetrias e assimetrias,
satisfação das necessidades) as relações entre a associação e os associados do CTCSM pela perspectiva da teoria de marketing de relacionamento, afim de verificar se o relacionamento influencia na convergência ou divergência de ideias e na superação ou não de conflitos internos. Os Circuitos Turísticos em Minas Gerais inovam na maneira como o relacionamento se desenvolve entre as diversas esferas do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil, pois exige um esforço coletivo para construir esse novo modelo de gestão. Foi preciso analisar o relacionamento por uma visão interdisciplinar. Para isso, foram abordados os conceitos de associativismo, turismo e desenvolvimento sustentável, circuitos turísticos em Minas Gerais, os conceitos de relacionamentos de uma perspectiva organizacional e das relações interpessoais e também a partir da teoria de marketing de relacionamento. As metodologias utilizadas foram a observação simples, entrevistas semiestruturadas e a teoria de marketing de relacionamento. Os resultados mostram que falta um maior nivelamento por parte dos associados em relação ao conhecimento dos conceitos e procedimentos que permeiam o circuito e que a falta de continuidade (troca de prefeitos e secretários) e a utilização do circuito como instrumento político partidário influencia diretamente no desenvolvimento das relações dentro da associação.