DSpace/Manakin Repository

Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas.

Mostrar registro simples

dc.creator PIMENTA, Ricardo Lemos
dc.date.issued 2017-11
dc.identifier.citation PIMENTA, Ricardo Lemos. Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Tecnologias) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1081
dc.description.abstract Esta pesquisa teve por objetivo revelar como estavam pautadas (simetrias e assimetrias, satisfação das necessidades) as relações entre a associação e os associados do CTCSM pela perspectiva da teoria de marketing de relacionamento, afim de verificar se o relacionamento influencia na convergência ou divergência de ideias e na superação ou não de conflitos internos. Os Circuitos Turísticos em Minas Gerais inovam na maneira como o relacionamento se desenvolve entre as diversas esferas do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil, pois exige um esforço coletivo para construir esse novo modelo de gestão. Foi preciso analisar o relacionamento por uma visão interdisciplinar. Para isso, foram abordados os conceitos de associativismo, turismo e desenvolvimento sustentável, circuitos turísticos em Minas Gerais, os conceitos de relacionamentos de uma perspectiva organizacional e das relações interpessoais e também a partir da teoria de marketing de relacionamento. As metodologias utilizadas foram a observação simples, entrevistas semiestruturadas e a teoria de marketing de relacionamento. Os resultados mostram que falta um maior nivelamento por parte dos associados em relação ao conhecimento dos conceitos e procedimentos que permeiam o circuito e que a falta de continuidade (troca de prefeitos e secretários) e a utilização do circuito como instrumento político partidário influencia diretamente no desenvolvimento das relações dentro da associação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 99 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Relacionamento pt_BR
dc.keywords.portuguese Associações pt_BR
dc.keywords.portuguese Circuitos Turísticos pt_BR
dc.keywords.portuguese Marketing de Relacionamento pt_BR
dc.keywords.english Relationship pt_BR
dc.keywords.english Association pt_BR
dc.keywords.english Tourist Circuit pt_BR
dc.keywords.english Marketing One-to-One pt_BR
dc.orientador.principal MATTEDI, Adriana Prest
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento e Tecnologias pt_BR
dc.date.available 2018-02-16T22:45:39Z
dc.date.accessioned 2018-02-16T22:45:39Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples