dc.creator |
PIMENTA, Ricardo Lemos |
|
dc.date.issued |
2017-11 |
|
dc.identifier.citation |
PIMENTA, Ricardo Lemos. Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Tecnologias) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1081 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve por objetivo revelar como estavam pautadas (simetrias e assimetrias,
satisfação das necessidades) as relações entre a associação e os associados do CTCSM pela perspectiva da teoria de marketing de relacionamento, afim de verificar se o relacionamento influencia na convergência ou divergência de ideias e na superação ou não de conflitos internos. Os Circuitos Turísticos em Minas Gerais inovam na maneira como o relacionamento se desenvolve entre as diversas esferas do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil, pois exige um esforço coletivo para construir esse novo modelo de gestão. Foi preciso analisar o relacionamento por uma visão interdisciplinar. Para isso, foram abordados os conceitos de associativismo, turismo e desenvolvimento sustentável, circuitos turísticos em Minas Gerais, os conceitos de relacionamentos de uma perspectiva organizacional e das relações interpessoais e também a partir da teoria de marketing de relacionamento. As metodologias utilizadas foram a observação simples, entrevistas semiestruturadas e a teoria de marketing de relacionamento. Os resultados mostram que falta um maior nivelamento por parte dos associados em relação ao conhecimento dos conceitos e procedimentos que permeiam o circuito e que a falta de continuidade (troca de prefeitos e secretários) e a utilização do circuito como instrumento político partidário influencia diretamente no desenvolvimento das relações dentro da associação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
99 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Relacionamento |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Associações |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Circuitos Turísticos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Marketing de Relacionamento |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Relationship |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Association |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Tourist Circuit |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Marketing One-to-One |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MATTEDI, Adriana Prest |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
Desenvolvimento e Tecnologias |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-02-16T22:45:39Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-16T22:45:39Z |
|
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
|