| dc.creator | SOUSA, José Mauro de | |
| dc.date.issued | 2012-12-17 | |
| dc.identifier.citation | SOUSA, José Mauro de. Objetos de aprendizagem e o ensino de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio. 2012. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1100 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho constitui uma pesquisa de caráter qualitativo a respeito das potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino de Física no Ensino Médio, a qual investiga como os objetos de aprendizagem (OA) podem contribuir para o ensino de conceitos de Eletromagnetismo em uma turma da terceira série, em uma escola da cidade de Guaratinguetá – SP. A pesquisa foi realizada a partir do desenvolvimento de sequências de atividades em que se fez uso de OA. Os dados foram coletados por meio de fichas com questões a respeito das atividades, além dos registros no caderno de campo do professor-pesquisador e do uso de uma filmadora e de um gravador de áudio. A análise dos dados foi feita pela triangulação das informações obtidas pelos instrumentos de coleta e mostrou que os OA utilizados constituem um importante recurso para o ensino. As simulações proporcionadas pelos OA possibilitaram a visualização dos fenômenos físicos estudados, os quais, no caso do Eletromagnetismo, exigem maior capacidade de abstração para o seu entendimento. As atividades realizadas também favoreceram o desenvolvimento de determinadas habilidades relacionadas à competência de investigação e compreensão dos conceitos físicos. Também pôde ser verificada na pesquisa realizada a influência de elementos relacionados à presença da Matemática no ensino de Física. Além disso, uma maior interação entre os alunos e entre os alunos e o professor foi observada ao longo das aulas em que tal investigação foi desenvolvida. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.title | Objetos de aprendizagem e o ensino de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio. | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.place | Itajubá | pt_BR |
| dc.pages | 177 p. | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Ensino de Física | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Visualização | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
| dc.keywords.english | Physics Teaching,Visualization | pt_BR |
| dc.keywords.english | Information and Communication Technology | pt_BR |
| dc.keywords.english | High School | pt_BR |
| dc.keywords.english | Learning Objects | pt_BR |
| dc.orientador.principal | MALHEIROS, Ana Paula dos Santos | |
| dc.orientador.coorientador | FIGUEIREDO FILHO, Newton de | |
| dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
| dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
| dc.notas | Apêndice F – Produto Educacional resultante da pesquisa. | pt_BR |
| dc.date.available | 2018-02-26T15:41:39Z | |
| dc.date.accessioned | 2018-02-26T15:41:39Z | |
| dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |