dc.creator |
SOUSA, José Mauro de |
|
dc.date.issued |
2012-12-17 |
|
dc.identifier.citation |
SOUSA, José Mauro de. Objetos de aprendizagem e o ensino de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio. 2012. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1100 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho constitui uma pesquisa de caráter qualitativo a respeito das potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino de Física no Ensino Médio, a qual investiga como os objetos de aprendizagem (OA) podem contribuir para o ensino de conceitos de Eletromagnetismo em uma turma da terceira série, em uma escola da cidade de Guaratinguetá – SP. A pesquisa foi realizada a partir do desenvolvimento de sequências de atividades em que se fez uso de OA. Os dados foram coletados por meio de fichas com questões a respeito das atividades, além dos registros no caderno de campo do professor-pesquisador e do uso de uma filmadora e de um gravador de áudio. A análise dos dados foi feita pela triangulação das informações obtidas pelos instrumentos de coleta e mostrou que os OA utilizados constituem um importante recurso para o ensino. As simulações proporcionadas pelos OA possibilitaram a visualização dos fenômenos físicos estudados, os quais, no caso do Eletromagnetismo, exigem maior capacidade de abstração para o seu entendimento. As atividades realizadas também favoreceram o desenvolvimento de determinadas habilidades relacionadas à competência de investigação e compreensão dos conceitos físicos. Também pôde ser verificada na pesquisa realizada a influência de elementos relacionados à presença da Matemática no ensino de Física. Além disso, uma maior interação entre os alunos e entre os alunos e o professor foi observada ao longo das aulas em que tal investigação foi desenvolvida. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Objetos de aprendizagem e o ensino de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
177 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Visualização |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Objetos de aprendizagem |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Physics Teaching,Visualization |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Information and Communication Technology |
pt_BR |
dc.keywords.english |
High School |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Learning Objects |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos |
|
dc.orientador.coorientador |
FIGUEIREDO FILHO, Newton de |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.notas |
Apêndice F – Produto Educacional resultante da pesquisa. |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-02-26T15:41:39Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-26T15:41:39Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|