Resumo:
Este trabalho constitui uma pesquisa de caráter qualitativo a respeito das potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino de Física no Ensino Médio, a qual investiga como os objetos de aprendizagem (OA) podem contribuir para o ensino de conceitos de Eletromagnetismo em uma turma da terceira série, em uma escola da cidade de Guaratinguetá – SP. A pesquisa foi realizada a partir do desenvolvimento de sequências de atividades em que se fez uso de OA. Os dados foram coletados por meio de fichas com questões a respeito das atividades, além dos registros no caderno de campo do professor-pesquisador e do uso de uma filmadora e de um gravador de áudio. A análise dos dados foi feita pela triangulação das informações obtidas pelos instrumentos de coleta e mostrou que os OA utilizados constituem um importante recurso para o ensino. As simulações proporcionadas pelos OA possibilitaram a visualização dos fenômenos físicos estudados, os quais, no caso do Eletromagnetismo, exigem maior capacidade de abstração para o seu entendimento. As atividades realizadas também favoreceram o desenvolvimento de determinadas habilidades relacionadas à competência de investigação e compreensão dos conceitos físicos. Também pôde ser verificada na pesquisa realizada a influência de elementos relacionados à presença da Matemática no ensino de Física. Além disso, uma maior interação entre os alunos e entre os alunos e o professor foi observada ao longo das aulas em que tal investigação foi desenvolvida.