Resumo:
Relativamente às inovações curriculares direcionadas para o ensino de Física no currículo de Engenharia, coloca-se em pauta a inclusão dos conhecimentos da Física construídos a partir do século XX, denominados de Física Moderna e Contemporânea (FMC), devido à intrínseca presença desses conhecimentos na criação e inovação de tecnologias modernas no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico da atualidade. Buscando entender a tecnologia como um fenômeno complexo, em sua relação com a técnica e a ciência, a situamos no plano da Filosofia. Nesse contexto, desenvolvemos o conceito de engenheiro “tecnólogo” da teoria de Mário Bunge. Esse profissional possui uma atitude criativa quando sua formação lhe possibilita transitar pelas áreas da Ciência Básica, Ciência Aplicada e Tecnologia, pois, para que o engenheiro crie tecnologias associadas à FMC, é imprescindível que esses conteúdos
façam parte de sua formação. Tendo em vista a importância da inserção de tópicos da FMC na formação do engenheiro em nossa atualidade, este trabalho se propõe a avançar na identificação de quais tópicos da FMC poderiam ser inseridos no currículo da Engenharia, visto que não há um consenso entre os especialistas da área sobre tal temática. Inclusive, a questão da escolha dos conhecimentos que são (ou não) contemplados pelo currículo, perpassa por questões inerentes às teorias do campo curricular, como de identidade e relações de poder. Nesse sentido, tendo em vista o caráter democrático associado à formulação de propostas curriculares, apresenta-se o resultado de uma pesquisa com 39 professores de engenharia, 14 engenheiros atuantes e 21 pesquisadores do ensino de engenharia que foi realizada utilizando-se a técnica Delphi. A pesquisa converge para a busca de um consenso sobre quais tópicos da FMC inserir na Engenharia e os resultados, além de indicar ricas possibilidades de direcionamento da técnica Delphi para o campo curricular, também assinala tópicos da FMC que possuem uma significativa relevância para o cenário econômico, político e social do Brasil.