dc.creator |
PEREIRA, Tadeu Samuel |
|
dc.date.issued |
2015-05-14 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Tadeu Samuel. Física Moderna e Contemporânea na Formação de Engenheiros: Um estudo a partir da Técnica Delphi. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/111 |
|
dc.description.abstract |
Relativamente às inovações curriculares direcionadas para o ensino de Física no currículo de Engenharia, coloca-se em pauta a inclusão dos conhecimentos da Física construídos a partir do século XX, denominados de Física Moderna e Contemporânea (FMC), devido à intrínseca presença desses conhecimentos na criação e inovação de tecnologias modernas no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico da atualidade. Buscando entender a tecnologia como um fenômeno complexo, em sua relação com a técnica e a ciência, a situamos no plano da Filosofia. Nesse contexto, desenvolvemos o conceito de engenheiro “tecnólogo” da teoria de Mário Bunge. Esse profissional possui uma atitude criativa quando sua formação lhe possibilita transitar pelas áreas da Ciência Básica, Ciência Aplicada e Tecnologia, pois, para que o engenheiro crie tecnologias associadas à FMC, é imprescindível que esses conteúdos
façam parte de sua formação. Tendo em vista a importância da inserção de tópicos da FMC na formação do engenheiro em nossa atualidade, este trabalho se propõe a avançar na identificação de quais tópicos da FMC poderiam ser inseridos no currículo da Engenharia, visto que não há um consenso entre os especialistas da área sobre tal temática. Inclusive, a questão da escolha dos conhecimentos que são (ou não) contemplados pelo currículo, perpassa por questões inerentes às teorias do campo curricular, como de identidade e relações de poder. Nesse sentido, tendo em vista o caráter democrático associado à formulação de propostas curriculares, apresenta-se o resultado de uma pesquisa com 39 professores de engenharia, 14 engenheiros atuantes e 21 pesquisadores do ensino de engenharia que foi realizada utilizando-se a técnica Delphi. A pesquisa converge para a busca de um consenso sobre quais tópicos da FMC inserir na Engenharia e os resultados, além de indicar ricas possibilidades de direcionamento da técnica Delphi para o campo curricular, também assinala tópicos da FMC que possuem uma significativa relevância para o cenário econômico, político e social do Brasil. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Física Moderna e Contemporânea na Formação de Engenheiros: Um estudo a partir da Técnica Delphi. |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
160 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Física Moderna e Contemporânea |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Currículo da Engenharia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Técnica Delphi |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Physics Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Modern and Contemporary Physics |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Engineering Curriculum |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Delphi Technique |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2015-10-08T14:29:09Z |
|
dc.date.accessioned |
2015-10-08T14:29:09Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|