Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo principal a realização de um estudo acerca
da relação museu-escola e suas implicações em sala de aula. Os museus de
ciências apresentam-se naturalmente ligados ao ensino de ciências, suas
exposições e atividades possuem um alto potencial motivador para a aprendizagem,
além disso, o museu de ciências através de uma metodologia dinâmica de
contextualização conceitual pode preencher lacunas que a escola, por diversos
motivos, não é capaz de propiciar. Nesse sentido, uma relação de parceria bem
estabelecida entre o museu e a escola, na qual se respeite as particularidades de
cada um desses espaços, pode representar um apoio significativo para o
aprendizado de ciências. No entanto, propor uma ação educativa com a finalidade
de articular as atividades desenvolvidas em espaços de ensino não formal com o
ensino formal requer, entre muitos cuidados, que se leve em conta as opiniões e as
condições de trabalho do professor que conduz a ação, tendo em vista aspectos
próprios de sua identidade docente. Posto isso, desenvolvemos este trabalho em
dois momentos: primeiramente buscamos ouvir a opinião de professores de Física
acerca do papel das atividades experimentais no aprendizado de conceitos
científicos e da contribuição de ações educativas realizadas em museus e centros
de ciências para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. Para isso,
solicitamos que os docentes respondessem a um questionário aberto e estruturado.
A partir dos resultados obtidos no questionário foi possível ter uma noção das
concepções mais gerais dos professores acerca dessa relação e também conhecer
algumas dificuldades para o estabelecimento dessa parceria. Num segundo
momento da pesquisa, elaboramos um material de apoio que pudesse auxiliar o
professor no planejamento desse tipo de atividade de acordo com as dificuldades
por eles apontadas. Solicitamos então, a dois professores de física do ensino médio,
colaboradores de nossa pesquisa, que planejassem e desenvolvessem uma
atividade, em sala de aula, abordando uma visita a um museu de ciências com e
sem a ajuda desse material. As aulas foram gravadas e posteriormente analisadas.
A análise dos dados mostrou que, de fato, a visita ao museu de ciências traz
contribuições significativas para as interações professor-aluno em sala de aula no
sentido de que os estudantes se mostraram muito mais participativos durante a aula
pós-visita. Contudo, os professores enfrentaram grandes dificuldades, tanto em lidar
com uma atividade que foge de seu domínio metodológico, como também, em lidar
com uma maior interação dos alunos no contexto de sala de aula. Isso nos levou a
concluir que promover a relação museu-escola, além de tornar o ensino de ciências
mais atrativo e produtivo, pode contribuir para o enriquecimento cultural dos
envolvidos. Porém, chamamos atenção para a necessidade de uma melhor
preparação e orientação dos professores que mediarão essa ação.