Resumo:
Aeronaves são projetadas de forma a atenderem à requisitos de aeronavegabilidade, segurança e manutenibilidade. Nesse contexto, a aplicação de novas tecnologias, que possam contribuir para o aumento da segurança de vôo, através da melhoria da rastreabilidade e do aumento da eficiência na manutenção, é fundamental para a competitividade de empresas aeronáuticas. A tecnologia de identificação e captura automática de dados e sistemas de computação móvel - AIDC (Automatic Identification and Data Capture), quer seja através de código de barras ou da identificação por rádio-frequência, vem se disseminando mundialmente, notadamente na gestão de materiais, na medida em que possibilita aumentar a velocidade e a qualidade do fluxo de informações. O tema desta dissertação é a análise da contribuição dessa tecnologia como ferramenta de melhoria do sistema de gestão e utilização de ferramentais de manutenção aeronáutica; com enfoque na rastreabilidade da atividade e dos ferramentais. Na pesquisa, de natureza aplicada, de abordagem descritiva e qualitativa, foi utilizado o método da Pesquisa-Ação. A amostragem selecionada foi um processo específico de manutenção e o lote de ferramentais utilizados neste processo, na qual várias proposições de identificação eletrônica foram consideradas. Os tempos de preparação foram medidos antes e após a aplicação da tecnologia selecionada, para fins de análise comparativa dos benefícios alcançados. Os resultados demonstram que a tecnologia AIDC, mais especificamente com utilização de código de barras bidimensional DataMatrix, associada à tecnologia de marcação direta de peças – DPM (Direct Parts Marking) pode contribuir, de maneira significativa, para a melhoria da produtividade, da rastreabilidade e da redução de custos na atividade de manutenção e na gestão de ferramentais, neste caso, com benefícios mensuráveis.