SANTOS, Flávia Aparecida Oliveira.
Resumo:
Este trabalho apresenta o software Araponga desenvolvido para dar suporte a investigação de plágio de atividades dissertativas em ambientes virtuais de aprendizagem, sua aplicação em várias situações de teste e uma análise de seus resultados. O ambiente virtual de aprendizagem escolhido para integração e os testes foi o TelEduc, instalado no servidor do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá. Este desenvolvimento teve origem no estudo dos algoritmos dos softwares já disponíveis e respectivas deficiências. Dentre os encontrados, o mais próximo do objetivo almejado foi o software Sherlock, que foi aqui também implementado para avaliação das deficiências e busca de suas soluções na implementação do Araponga. O software Araponga enfatiza dois aspectos: o pré-processamento dos textos a serem analisados e a comparação entre frases dos textos aumentando a eficiência de detecção em situações de possíveis plágios antes não percebidas pelo Software Sherlock. Além de permitir uma analise intra-corpal, o Araponga permite uma análise extra-corpal no Google, de dentro do ambiente virtual de aprendizagem, o que auxilia mais o processo de investigação. O objetivo da pesquisa e desenvolver uma ferramenta para auxiliar o avaliador na detecção de plágio, disponibilizando um software livre que alcance a detecção de diversas ocorrências de plágio. Esta automatização favorece a confiabilidade dos resultados do processo de ensino-aprendizagem.