dc.creator |
SANTOS, Flávia Aparecida Oliveira. |
|
dc.date.issued |
2010-05-21 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Flávia Aparecida Oliveira. Criação da ferramenta de detecção de plágio em ambiente virtual de aprendizagem. 2010. 65 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1456 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta o software Araponga desenvolvido para dar suporte a investigação de plágio de atividades dissertativas em ambientes virtuais de aprendizagem, sua aplicação em várias situações de teste e uma análise de seus resultados. O ambiente virtual de aprendizagem escolhido para integração e os testes foi o TelEduc, instalado no servidor do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá. Este desenvolvimento teve origem no estudo dos algoritmos dos softwares já disponíveis e respectivas deficiências. Dentre os encontrados, o mais próximo do objetivo almejado foi o software Sherlock, que foi aqui também implementado para avaliação das deficiências e busca de suas soluções na implementação do Araponga. O software Araponga enfatiza dois aspectos: o pré-processamento dos textos a serem analisados e a comparação entre frases dos textos aumentando a eficiência de detecção em situações de possíveis plágios antes não percebidas pelo Software Sherlock. Além de permitir uma analise intra-corpal, o Araponga permite uma análise extra-corpal no Google, de dentro do ambiente virtual de aprendizagem, o que auxilia mais o processo de investigação. O objetivo da pesquisa e desenvolver uma ferramenta para auxiliar o avaliador na detecção de plágio, disponibilizando um software livre que alcance a detecção de diversas ocorrências de plágio. Esta automatização favorece a confiabilidade dos resultados do processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Criação da ferramenta de detecção de plágio em ambiente virtual de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
65 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Sherlock |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
TelEduc |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Plágio |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Detecção |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Plagiarism |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Detection |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Distance |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
FRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.pg.area |
Automação e Sistemas Elétricos Industriais |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-07-10T19:34:32Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-10T19:34:32Z |
|
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
|