Resumo:
As inovações tecnológicas de recursos educativos digitais têm aumentado de forma considerável nos últimos anos e gerado discussões relevantes quanto à ampla possibilidade de utilização da tecnologia como apoio ao aprendizado. Estas discussões são conduzidas sob várias perspectivas: a psicologia, a pedagogia e a computação são exemplos de áreas do conhecimento que permeiam estas discussões. Embora a tecnologia favoreça o desenvolvimento de objetos de aprendizagem cada vez mais sofisticados, o uso desta ferramenta tem exigido do usuário maior esforço em relação à atenção, coordenação motora, percepção e compreensão. Neste caso, é possível que as pessoas com necessidades educativas especiais enfrentem barreiras relacionadas à suas dificuldades de aprendizagem. A proposta deste trabalho foi analisar as dificuldades de interação de PNEE com jogos educativos e investigar as diferentes áreas do conhecimento que podem influenciar o desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem adaptados às pessoas com necessidades educativas especiais. O objetivo foi especificar um conjunto de heurísticas adequadas ao domínio considerado: jogos educativos para PNEE. Os experimentos necessários à execução do trabalho foram realizados a partir de uma parceria entre os pesquisadores envolvidos e duas instituições: Instituto Girassol e APAE. O Instituto Girassol é uma entidade sem fins lucrativos criada para desenvolver processos de inclusão social que envolvam pessoas com necessidades especiais, que inclui as necessidades educativas. Na APAE de Itajubá – MG, a investigação ocorreu durante aulas ministradas em um laboratório de informática por professores que são orientados pelos pedagogos e psicólogos da instituição.