dc.creator |
SOUZA, Fabrícia Ferreira de |
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dc.date.issued |
2010-10-27 |
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dc.identifier.citation |
SOUZA, Fabrícia Ferreira de. Desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem para pessoas com necessidades educativas especiais. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1466 |
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dc.description.abstract |
As inovações tecnológicas de recursos educativos digitais têm aumentado de forma considerável nos últimos anos e gerado discussões relevantes quanto à ampla possibilidade de utilização da tecnologia como apoio ao aprendizado. Estas discussões são conduzidas sob várias perspectivas: a psicologia, a pedagogia e a computação são exemplos de áreas do conhecimento que permeiam estas discussões. Embora a tecnologia favoreça o desenvolvimento de objetos de aprendizagem cada vez mais sofisticados, o uso desta ferramenta tem exigido do usuário maior esforço em relação à atenção, coordenação motora, percepção e compreensão. Neste caso, é possível que as pessoas com necessidades educativas especiais enfrentem barreiras relacionadas à suas dificuldades de aprendizagem. A proposta deste trabalho foi analisar as dificuldades de interação de PNEE com jogos educativos e investigar as diferentes áreas do conhecimento que podem influenciar o desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem adaptados às pessoas com necessidades educativas especiais. O objetivo foi especificar um conjunto de heurísticas adequadas ao domínio considerado: jogos educativos para PNEE. Os experimentos necessários à execução do trabalho foram realizados a partir de uma parceria entre os pesquisadores envolvidos e duas instituições: Instituto Girassol e APAE. O Instituto Girassol é uma entidade sem fins lucrativos criada para desenvolver processos de inclusão social que envolvam pessoas com necessidades especiais, que inclui as necessidades educativas. Na APAE de Itajubá – MG, a investigação ocorreu durante aulas ministradas em um laboratório de informática por professores que são orientados pelos pedagogos e psicólogos da instituição. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem para pessoas com necessidades educativas especiais. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
99 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Objetos de aprendizagem |
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dc.keywords.portuguese |
Jogos educativos |
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dc.keywords.portuguese |
Dificuldades de interação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Heurísticas |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Learning objects |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Educational games |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Interaction difficulty |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Learning difficulty |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Heuristics |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
RAMOS, Alexandre Carlos Brandão |
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dc.orientador.coorientador |
PAULA, Melise Maria Veiga de |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ciência e Tecnologia da Computação |
pt_BR |
dc.pg.area |
Matemática da Computação |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-07-12T17:44:27Z |
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dc.date.accessioned |
2018-07-12T17:44:27Z |
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dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação |
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