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Desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem para pessoas com necessidades educativas especiais.

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dc.creator SOUZA, Fabrícia Ferreira de
dc.date.issued 2010-10-27
dc.identifier.citation SOUZA, Fabrícia Ferreira de. Desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem para pessoas com necessidades educativas especiais. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1466
dc.description.abstract As inovações tecnológicas de recursos educativos digitais têm aumentado de forma considerável nos últimos anos e gerado discussões relevantes quanto à ampla possibilidade de utilização da tecnologia como apoio ao aprendizado. Estas discussões são conduzidas sob várias perspectivas: a psicologia, a pedagogia e a computação são exemplos de áreas do conhecimento que permeiam estas discussões. Embora a tecnologia favoreça o desenvolvimento de objetos de aprendizagem cada vez mais sofisticados, o uso desta ferramenta tem exigido do usuário maior esforço em relação à atenção, coordenação motora, percepção e compreensão. Neste caso, é possível que as pessoas com necessidades educativas especiais enfrentem barreiras relacionadas à suas dificuldades de aprendizagem. A proposta deste trabalho foi analisar as dificuldades de interação de PNEE com jogos educativos e investigar as diferentes áreas do conhecimento que podem influenciar o desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem adaptados às pessoas com necessidades educativas especiais. O objetivo foi especificar um conjunto de heurísticas adequadas ao domínio considerado: jogos educativos para PNEE. Os experimentos necessários à execução do trabalho foram realizados a partir de uma parceria entre os pesquisadores envolvidos e duas instituições: Instituto Girassol e APAE. O Instituto Girassol é uma entidade sem fins lucrativos criada para desenvolver processos de inclusão social que envolvam pessoas com necessidades especiais, que inclui as necessidades educativas. Na APAE de Itajubá – MG, a investigação ocorreu durante aulas ministradas em um laboratório de informática por professores que são orientados pelos pedagogos e psicólogos da instituição. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem para pessoas com necessidades educativas especiais. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 99 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Objetos de aprendizagem pt_BR
dc.keywords.portuguese Jogos educativos pt_BR
dc.keywords.portuguese Dificuldades de interação pt_BR
dc.keywords.portuguese Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.keywords.portuguese Heurísticas pt_BR
dc.keywords.english Learning objects pt_BR
dc.keywords.english Educational games pt_BR
dc.keywords.english Interaction difficulty pt_BR
dc.keywords.english Learning difficulty pt_BR
dc.keywords.english Heuristics pt_BR
dc.orientador.principal RAMOS, Alexandre Carlos Brandão
dc.orientador.coorientador PAULA, Melise Maria Veiga de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ciência e Tecnologia da Computação pt_BR
dc.pg.area Matemática da Computação pt_BR
dc.date.available 2018-07-12T17:44:27Z
dc.date.accessioned 2018-07-12T17:44:27Z
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação


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