Resumo:
Motivado por decisões políticas acerca do trânsito da cidade de São Paulo, este trabalho apresenta uma nova forma de se pensar a respeito do tráfego viário urbano. A estrutura de ruas e avenidas das cidades, em muitos casos se mostra propensa a apresentar gargalos e formar congestionamentos, assim, esta tese propõe o uso da técnica de Aprendizagem por Reforço para ajudar uma infraestrutura viária a encontrar um ponto de equilíbrio através do controle dinâmico das velocidades máximas permitidas em cada via. Este controle tem como foco o aumento da vazão de veículos, dado que a malha abstrata utilizada possui um ponto de partida e outro de chegada. Um simulador de mobilidade urbana foi utilizado para auxiliar nesta atividade e, para atender todos os requisitos da pesquisa, uma Aplicação também foi desenvolvida para gerenciar a simulação. Em seguida, o processo de aprendizado é avaliado diante diferentes circunstâncias e uma análise é feita sobre o resultado apresentado. Ao final, pontos positivos e negativos a respeito do trabalho são discutidos.