Resumo:
Ressaltar a importância da Ciência e da Tecnologia para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de resolver problemas cotidianos, é uma necessidade urgente nos dias de hoje. Entretanto, não são frequentes relatos de trabalhos nessa perspectiva em escolas brasileiras, e sim, um ensino que valoriza a memorização de informações, abordando os conteúdos de maneira fragmentada e fora do contexto social do aluno. Sendo assim, no presente trabalho, busca-se refletir acerca das implicações da utilização do enfoque CTS em sala de aula, mediante o uso de diversas estratégias metodológicas de ensino. Nesse contexto, é realizada uma pesquisa bibliográfica acerca desse movimento, buscando-se compreender sua história e objetivos, bem como foi elaborada uma Sequência Didática (SD) para ser usada em aulas de biologia, no 2º ano do Ensino Médio, sobre o conteúdo Doenças Negligenciadas. O desenvolvimento de cada etapa dessa SD foi apresentado de forma detalhada, indicando-se como cada atividade se articula ao que é proposto pelo movimento CTS e se vincula ao desenvolvimento de habilidades e competências ressaltadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Além disso, destaca-se a importância de que a SD seja aplicada segundo a teoria de Vygotsky, ressaltando-se que a interação social pode favorecer o desenvolvimento de tais habilidades e competências, o senso crítico e a reflexão, bem como a construção da autonomia e da formação cidadã para que o aluno possa tomar decisões responsáveis sobre questões de cunho científico-tecnológico-social, premissas essas do enfoque CTS.