dc.creator |
OLIVEIRA, Maíra Caroline Defendi |
|
dc.date.issued |
2017-04 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Maíra Caroline Defendi. Proposta de uma sequência didática para o ensino médio sobre doenças contagiosas causadas por micro-organismo fundamentada na perspectiva CTS. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1512 |
|
dc.description.abstract |
Ressaltar a importância da Ciência e da Tecnologia para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de resolver problemas cotidianos, é uma necessidade urgente nos dias de hoje. Entretanto, não são frequentes relatos de trabalhos nessa perspectiva em escolas brasileiras, e sim, um ensino que valoriza a memorização de informações, abordando os conteúdos de maneira fragmentada e fora do contexto social do aluno. Sendo assim, no presente trabalho, busca-se refletir acerca das implicações da utilização do enfoque CTS em sala de aula, mediante o uso de diversas estratégias metodológicas de ensino. Nesse contexto, é realizada uma pesquisa bibliográfica acerca desse movimento, buscando-se compreender sua história e objetivos, bem como foi elaborada uma Sequência Didática (SD) para ser usada em aulas de biologia, no 2º ano do Ensino Médio, sobre o conteúdo Doenças Negligenciadas. O desenvolvimento de cada etapa dessa SD foi apresentado de forma detalhada, indicando-se como cada atividade se articula ao que é proposto pelo movimento CTS e se vincula ao desenvolvimento de habilidades e competências ressaltadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Além disso, destaca-se a importância de que a SD seja aplicada segundo a teoria de Vygotsky, ressaltando-se que a interação social pode favorecer o desenvolvimento de tais habilidades e competências, o senso crítico e a reflexão, bem como a construção da autonomia e da formação cidadã para que o aluno possa tomar decisões responsáveis sobre questões de cunho científico-tecnológico-social, premissas essas do enfoque CTS. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de uma sequência didática para o ensino médio sobre doenças contagiosas causadas por micro-organismo fundamentada na perspectiva CTS. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
102 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Movimento CTS |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Doenças negligenciadas |
pt_BR |
dc.keywords.english |
STS movement |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Following teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Neglected diseases |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
ASSIS, Alice |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino e aprendizagem no ensino de ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-08-06T14:25:44Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-06T14:25:44Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|