DSpace/Manakin Repository

Proposta de uma sequência didática para o ensino médio sobre doenças contagiosas causadas por micro-organismo fundamentada na perspectiva CTS.

Mostrar registro simples

dc.creator OLIVEIRA, Maíra Caroline Defendi
dc.date.issued 2017-04
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maíra Caroline Defendi. Proposta de uma sequência didática para o ensino médio sobre doenças contagiosas causadas por micro-organismo fundamentada na perspectiva CTS. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1512
dc.description.abstract Ressaltar a importância da Ciência e da Tecnologia para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de resolver problemas cotidianos, é uma necessidade urgente nos dias de hoje. Entretanto, não são frequentes relatos de trabalhos nessa perspectiva em escolas brasileiras, e sim, um ensino que valoriza a memorização de informações, abordando os conteúdos de maneira fragmentada e fora do contexto social do aluno. Sendo assim, no presente trabalho, busca-se refletir acerca das implicações da utilização do enfoque CTS em sala de aula, mediante o uso de diversas estratégias metodológicas de ensino. Nesse contexto, é realizada uma pesquisa bibliográfica acerca desse movimento, buscando-se compreender sua história e objetivos, bem como foi elaborada uma Sequência Didática (SD) para ser usada em aulas de biologia, no 2º ano do Ensino Médio, sobre o conteúdo Doenças Negligenciadas. O desenvolvimento de cada etapa dessa SD foi apresentado de forma detalhada, indicando-se como cada atividade se articula ao que é proposto pelo movimento CTS e se vincula ao desenvolvimento de habilidades e competências ressaltadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Além disso, destaca-se a importância de que a SD seja aplicada segundo a teoria de Vygotsky, ressaltando-se que a interação social pode favorecer o desenvolvimento de tais habilidades e competências, o senso crítico e a reflexão, bem como a construção da autonomia e da formação cidadã para que o aluno possa tomar decisões responsáveis sobre questões de cunho científico-tecnológico-social, premissas essas do enfoque CTS. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Proposta de uma sequência didática para o ensino médio sobre doenças contagiosas causadas por micro-organismo fundamentada na perspectiva CTS. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 102 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Movimento CTS pt_BR
dc.keywords.portuguese Sequência didática pt_BR
dc.keywords.portuguese Doenças negligenciadas pt_BR
dc.keywords.english STS movement pt_BR
dc.keywords.english Following teaching pt_BR
dc.keywords.english Neglected diseases pt_BR
dc.orientador.principal ASSIS, Alice
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências pt_BR
dc.pg.area Ensino e aprendizagem no ensino de ciências pt_BR
dc.date.available 2018-08-06T14:25:44Z
dc.date.accessioned 2018-08-06T14:25:44Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples