Resumo:
O Brasil dispõe de uma grande área para navegação nos reservatórios das usinas hidrelétricas, praticamente disseminada por todo o território nacional. Os critérios operativos dos reservatórios deveriam atender a interesses múltiplos, conforme estabelecido na lei 9.433 em seu artigo 20 e inciso II, porém o domínio histórico do setor elétrico sobre os reservatórios impôs que a operação destes atendesse quase que exclusivamente os interesses eletro energéticos. A proposta de uma hidrovia para o reservatório da hidrelétrica de FURNAS além de fortalecer o estabelecimento de um nível de referência que permita a garantia dos interesses múltiplos, proporciona ainda o desenvolvimento de setores econômicos até então considerados inviáveis em função do grande deslocamento rodoviário, além de melhorar capacidade de concentração de cargas, a minimização do consumo de combustível, ocasionando a não emissão de gases poluentes, a redução do trafego em rodovias, dentre outros. Para isto, essa dissertação de mestrado apresenta uma contribuição quanto a duas alternativas metodológicas de avaliação da viabilidade de utilização do modal hidroviário em reservatórios. O primeiro modelo trata de mercados existentes e o segundo para mercados potenciais. Estas alternativas são aplicadas para e reservatório de FURNAS e podem vir a serem indutoras de desenvolvimento futuro de novos sistemas de integração de transporte de carga para os pequenos produtores de insumos regionais.