dc.creator |
BATISTA, Thiago Roberto |
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dc.date.issued |
2015-06-17 |
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dc.identifier.citation |
BATISTA, Thiago Roberto. O uso do reservatório de UHEs para o transporte hidroviário: O caso de FURNAS. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/159 |
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dc.description.abstract |
O Brasil dispõe de uma grande área para navegação nos reservatórios das usinas hidrelétricas, praticamente disseminada por todo o território nacional. Os critérios operativos dos reservatórios deveriam atender a interesses múltiplos, conforme estabelecido na lei 9.433 em seu artigo 20 e inciso II, porém o domínio histórico do setor elétrico sobre os reservatórios impôs que a operação destes atendesse quase que exclusivamente os interesses eletro energéticos. A proposta de uma hidrovia para o reservatório da hidrelétrica de FURNAS além de fortalecer o estabelecimento de um nível de referência que permita a garantia dos interesses múltiplos, proporciona ainda o desenvolvimento de setores econômicos até então considerados inviáveis em função do grande deslocamento rodoviário, além de melhorar capacidade de concentração de cargas, a minimização do consumo de combustível, ocasionando a não emissão de gases poluentes, a redução do trafego em rodovias, dentre outros. Para isto, essa dissertação de mestrado apresenta uma contribuição quanto a duas alternativas metodológicas de avaliação da viabilidade de utilização do modal hidroviário em reservatórios. O primeiro modelo trata de mercados existentes e o segundo para mercados potenciais. Estas alternativas são aplicadas para e reservatório de FURNAS e podem vir a serem indutoras de desenvolvimento futuro de novos sistemas de integração de transporte de carga para os pequenos produtores de insumos regionais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
O uso do reservatório de UHEs para o transporte hidroviário: O caso de FURNAS. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
95 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Critérios Operativos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Hidrovia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Usos Múltiplos |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Operating criteria |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Waterway |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Multiple Uses |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SANTOS, Afonso Henriques Moreira |
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dc.orientador.coorientador |
SANTOS, Alexandre Augusto Moreira |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.pg.area |
Planejamento e gestão de sistemas energéticos |
pt_BR |
dc.date.available |
2015-11-13T12:11:33Z |
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dc.date.accessioned |
2015-11-13T12:11:33Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
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