Abstract:
Criatividade é a palavra que dá a tônica na sociedade pós-industrial em que vivemos, tido como um ativo inesgotável e valioso, inclusive para a economia. Em consonância com esta realidade, faz-se necessário que as universidades se adaptem às transformações trazidas pela chamada sociedade criativa, em que ações voltadas para o crescimento da classe criativa, da economia criativa, de cidades e universidades criativas passam a ser mais discutidas e valorizadas. Neste contexto, e considerando-se a importância de estimular a mente criativa e inovadora dos estudantes no ambiente universitário, esta pesquisa tem como objetivo construir um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior. Para isso, é proposto um conjunto de elementos que perpassam os aspectos-chaves da sociedade criativa – aqui considerados a tecnologia, o talento, a tolerância e a cultura –, os quais são estabelecidos com base na literatura e, posteriormente, validados num questionário enviado para as 100 universidades mais inovadoras do mundo e para 67 universidades brasileiras consideradas empreendedoras, tendo sido respondido por 30 instituições. A partir das respostas obtidas e da análise dos dados, alcança-se o resultado final desta pesquisa, com a proposta de um modelo de avaliação do perfil criativo das instituições de ensino superior. Para fins de complementação, com o intuito de exemplificar o uso do modelo, faz-se uma avaliação da Universidade Federal de Itajubá, identificando-se as oportunidades que podem ser mais bem trabalhadas na instituição no que se refere ao desenvolvimento do seu perfil criativo.