| dc.creator | BARBIERI, Flávia Fernanda Carvalho Motta | |
| dc.date.issued | 2018-08 | |
| dc.identifier.citation | BARBIERI, Flávia Fernanda Carvalho Motta. A criatividade nas universidades: construção de um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1648 | |
| dc.description.abstract | Criatividade é a palavra que dá a tônica na sociedade pós-industrial em que vivemos, tido como um ativo inesgotável e valioso, inclusive para a economia. Em consonância com esta realidade, faz-se necessário que as universidades se adaptem às transformações trazidas pela chamada sociedade criativa, em que ações voltadas para o crescimento da classe criativa, da economia criativa, de cidades e universidades criativas passam a ser mais discutidas e valorizadas. Neste contexto, e considerando-se a importância de estimular a mente criativa e inovadora dos estudantes no ambiente universitário, esta pesquisa tem como objetivo construir um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior. Para isso, é proposto um conjunto de elementos que perpassam os aspectos-chaves da sociedade criativa – aqui considerados a tecnologia, o talento, a tolerância e a cultura –, os quais são estabelecidos com base na literatura e, posteriormente, validados num questionário enviado para as 100 universidades mais inovadoras do mundo e para 67 universidades brasileiras consideradas empreendedoras, tendo sido respondido por 30 instituições. A partir das respostas obtidas e da análise dos dados, alcança-se o resultado final desta pesquisa, com a proposta de um modelo de avaliação do perfil criativo das instituições de ensino superior. Para fins de complementação, com o intuito de exemplificar o uso do modelo, faz-se uma avaliação da Universidade Federal de Itajubá, identificando-se as oportunidades que podem ser mais bem trabalhadas na instituição no que se refere ao desenvolvimento do seu perfil criativo. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.title | A criatividade nas universidades: construção de um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior. | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.place | Itajubá | pt_BR |
| dc.pages | 118 p. | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Sociedade criativa | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Criatividade e Inovação | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Universidade | pt_BR |
| dc.keywords.english | Creative society | pt_BR |
| dc.keywords.english | Creativity and innovation | pt_BR |
| dc.keywords.english | University | pt_BR |
| dc.orientador.principal | PASIN, Luiz Eugênio Veneziani | |
| dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
| dc.pg.programa | Administração – Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.pg.area | Administração | pt_BR |
| dc.date.available | 2018-09-12T12:30:26Z | |
| dc.date.accessioned | 2018-09-12T12:30:26Z | |
| dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |