DSpace/Manakin Repository

A criatividade nas universidades: construção de um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior.

Mostrar registro simples

dc.creator BARBIERI, Flávia Fernanda Carvalho Motta
dc.date.issued 2018-08
dc.identifier.citation BARBIERI, Flávia Fernanda Carvalho Motta. A criatividade nas universidades: construção de um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1648
dc.description.abstract Criatividade é a palavra que dá a tônica na sociedade pós-industrial em que vivemos, tido como um ativo inesgotável e valioso, inclusive para a economia. Em consonância com esta realidade, faz-se necessário que as universidades se adaptem às transformações trazidas pela chamada sociedade criativa, em que ações voltadas para o crescimento da classe criativa, da economia criativa, de cidades e universidades criativas passam a ser mais discutidas e valorizadas. Neste contexto, e considerando-se a importância de estimular a mente criativa e inovadora dos estudantes no ambiente universitário, esta pesquisa tem como objetivo construir um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior. Para isso, é proposto um conjunto de elementos que perpassam os aspectos-chaves da sociedade criativa – aqui considerados a tecnologia, o talento, a tolerância e a cultura –, os quais são estabelecidos com base na literatura e, posteriormente, validados num questionário enviado para as 100 universidades mais inovadoras do mundo e para 67 universidades brasileiras consideradas empreendedoras, tendo sido respondido por 30 instituições. A partir das respostas obtidas e da análise dos dados, alcança-se o resultado final desta pesquisa, com a proposta de um modelo de avaliação do perfil criativo das instituições de ensino superior. Para fins de complementação, com o intuito de exemplificar o uso do modelo, faz-se uma avaliação da Universidade Federal de Itajubá, identificando-se as oportunidades que podem ser mais bem trabalhadas na instituição no que se refere ao desenvolvimento do seu perfil criativo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title A criatividade nas universidades: construção de um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 118 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Sociedade criativa pt_BR
dc.keywords.portuguese Criatividade e Inovação pt_BR
dc.keywords.portuguese Universidade pt_BR
dc.keywords.english Creative society pt_BR
dc.keywords.english Creativity and innovation pt_BR
dc.keywords.english University pt_BR
dc.orientador.principal PASIN, Luiz Eugênio Veneziani
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Administração – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Administração pt_BR
dc.date.available 2018-09-12T12:30:26Z
dc.date.accessioned 2018-09-12T12:30:26Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples