dc.creator |
BARBIERI, Flávia Fernanda Carvalho Motta |
|
dc.date.issued |
2018-08 |
|
dc.identifier.citation |
BARBIERI, Flávia Fernanda Carvalho Motta. A criatividade nas universidades: construção de um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1648 |
|
dc.description.abstract |
Criatividade é a palavra que dá a tônica na sociedade pós-industrial em que vivemos, tido como um ativo inesgotável e valioso, inclusive para a economia. Em consonância com esta realidade, faz-se necessário que as universidades se adaptem às transformações trazidas pela chamada sociedade criativa, em que ações voltadas para o crescimento da classe criativa, da economia criativa, de cidades e universidades criativas passam a ser mais discutidas e valorizadas. Neste contexto, e considerando-se a importância de estimular a mente criativa e inovadora dos estudantes no ambiente universitário, esta pesquisa tem como objetivo construir um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior. Para isso, é proposto um conjunto de elementos que perpassam os aspectos-chaves da sociedade criativa – aqui considerados a tecnologia, o talento, a tolerância e a cultura –, os quais são estabelecidos com base na literatura e, posteriormente, validados num questionário enviado para as 100 universidades mais inovadoras do mundo e para 67 universidades brasileiras consideradas empreendedoras, tendo sido respondido por 30 instituições. A partir das respostas obtidas e da análise dos dados, alcança-se o resultado final desta pesquisa, com a proposta de um modelo de avaliação do perfil criativo das instituições de ensino superior. Para fins de complementação, com o intuito de exemplificar o uso do modelo, faz-se uma avaliação da Universidade Federal de Itajubá, identificando-se as oportunidades que podem ser mais bem trabalhadas na instituição no que se refere ao desenvolvimento do seu perfil criativo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
A criatividade nas universidades: construção de um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
118 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Sociedade criativa |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Criatividade e Inovação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Universidade |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Creative society |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Creativity and innovation |
pt_BR |
dc.keywords.english |
University |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
PASIN, Luiz Eugênio Veneziani |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Administração – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Administração |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-09-12T12:30:26Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-09-12T12:30:26Z |
|
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
|