dc.creator |
SALOMON, Maria Fernanda Barbato |
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dc.date.issued |
2008-04-28 |
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dc.identifier.citation |
SALOMON, Maria Fernanda Barbato. A política de patentes na relação Empresa-Universidade: o caso Cristália. 2008. 77 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1683 |
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dc.description.abstract |
Atualmente, tem se valorizado cada vez mais o conhecimento como elemento de inovação e desenvolvimento socioeconômico. Por esta razão e pela crescente necessidade das empresas se manterem competitivas no mercado, principalmente através do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, tais organizações têm visto nas universidades uma possibilidade de transferência de conhecimento e tecnologia para criar inovação e com isso possibilitar a geração de propriedade intelectual, em especial sob a forma de patentes. Embora a geração de patentes represente mais uma característica do setor produtivo, muitas universidades vêm demonstrando interesse nesta questão e até chegaram a desenvolver políticas próprias para definir a posse de propriedade intelectual quando em acordos de cooperação com empresas. Nesta pesquisa, entretanto, através de um estudo de caso, analisou-se uma empresa de grande porte que apresenta um histórico considerável de relacionamento com universidades a fim de verificar como ela define a política de patentes, já que existem conflitos de interesses entre os dois setores. A empresa selecionada foi o Laboratório Farmacêutico Cristália, em que se constatou que muitas das suas práticas de relacionamento estão em conformidade com a teoria. O principal ponto observado é que por já realizar o relacionamento há bastante tempo e possuir uma estrutura formalizada para articular o processo com as universidades, os conflitos já foram minimizados. Para trabalhos futuros, sugere-se, entre outras sugestões, comparar a realidade de empresas de outros países, sob este contexto, com empresas nacionais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
A política de patentes na relação Empresa-Universidade: o caso Cristália. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
77 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Empresas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Universidades |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Governo |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Patentes |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Companies |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Universities |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Government |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Patents |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Carlos Eduardo Sanches da |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Qualidade e Produtos |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-09-20T13:41:16Z |
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dc.date.accessioned |
2018-09-20T13:41:16Z |
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dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
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