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Otimização de um sistema de frenagem dinâmica em uma máquina de corrente contínua de excitação independente, na ocorrência de uma falta de energia elétrica.

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dc.creator REZECK, Ricardo Mohallem
dc.date.issued 2007-01
dc.identifier.citation REZECK, Ricardo Mohallem. Otimização de um sistema de frenagem dinâmica em uma máquina de corrente contínua de excitação independente, na ocorrência de uma falta de energia elétrica. 2007. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1743
dc.description.abstract Esse trabalho se propõe a demonstrar que uma máquina DC de excitação independente, pode ter sua frenagem dinâmica otimizada, através de uma significativa redução no tempo para tal. A frenagem dinâmica é realizada quando um motor DC passa a operar como gerador DC. Sua energia cinética é quase totalmente transformada em energia elétrica, sendo dissipada em um banco de resistores conectado ao seu circuito de armadura. O circuito indutor da máquina é alimentado por um conjunto de baterias, através de um conversor CC/CC (Chopper), capaz de levar a força eletromotriz de armadura ao maior valor possível, no intervalo entre a máxima velocidade e a velocidade nominal da máquina. Assim, uma quantidade em maior de energia por unidade de tempo, pode ser dissipada nesse intervalo. Como consequência direta, o tempo de frenagem se torna substancialmente menor. Outras variáveis como o torque, a corrente de frenagem e a velocidade, também serão analisadas. Será possível concluir, quando sujeitas a esse tipo de frenagem, ue anto a máquina quanto a carga acionada por ela, não estarão sujeitas a nenhum tipo e anormalidade ou esforços proibitivos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Otimização de um sistema de frenagem dinâmica em uma máquina de corrente contínua de excitação independente, na ocorrência de uma falta de energia elétrica. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 73 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Frenagem dinâmica pt_BR
dc.keywords.portuguese MCC excitação independente pt_BR
dc.keywords.portuguese Falta de energia pt_BR
dc.keywords.english Dynamic Braking pt_BR
dc.keywords.english DC Motor separate excitation pt_BR
dc.keywords.english Power failure pt_BR
dc.orientador.principal REZEK, Ângelo José Junqueira
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Energia pt_BR
dc.pg.area Gestão de Sistemas Energéticos pt_BR
dc.date.available 2018-10-04T18:13:05Z
dc.date.accessioned 2018-10-04T18:13:05Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia


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