Resumo:
Esse trabalho se propõe a demonstrar que uma máquina DC de excitação independente, pode ter sua frenagem dinâmica otimizada, através de uma significativa redução no tempo para tal. A frenagem dinâmica é realizada quando um motor DC passa a operar como gerador DC. Sua energia cinética é quase totalmente transformada em energia elétrica, sendo dissipada em um banco de resistores conectado ao seu circuito de armadura. O circuito indutor da máquina é alimentado por um conjunto de baterias, através de um conversor CC/CC (Chopper), capaz de levar a força eletromotriz de armadura ao maior valor possível, no intervalo entre a máxima velocidade e a velocidade nominal da máquina. Assim, uma quantidade em maior de energia por unidade de tempo, pode ser dissipada nesse intervalo. Como consequência direta, o tempo de frenagem se torna substancialmente menor. Outras variáveis como o torque, a corrente de frenagem e a velocidade, também serão analisadas. Será possível concluir, quando sujeitas a esse tipo de frenagem, ue anto a máquina quanto a carga acionada por ela, não estarão sujeitas a nenhum tipo e anormalidade ou esforços proibitivos.