Resumo:
A presente pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou desenvolver um estudo sobre os projetos interdisciplinares das ciências da natureza realizados em 2016 e 2017 no contexto das escolas públicas municipais de Itajubá que atendem a educação básica do 1° ao 5° ano. Para tanto, esse estudo pautou-se em referenciais teóricos para aprofundar os conhecimentos acerca da Interdisciplinaridade e da Pedagogia dos Projetos. Como metodologia, elegeu-se a) a entrevista que é apropriada para conhecer os projetos desenvolvidos pelos professores e b) a análise documental dos projetos políticos pedagógicos e dos projetos interdisciplinares analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Ao final do processo de análise, constatou-se pelas entrevistas e pela análise documental que há problemas conceituais que afetam a prática, falta de articulação entre a gestão escolar e os professores, falta de registro nos documentos oficiais e na práxis docente, pois não há registro de projetos e o que está no PPP não condiz com a prática apresentada, falta de apoio dos especialistas aos professores, ausência da avaliação no processo da pedagogia de projetos e aplicá-la de forma processual e formativa e falta de uma formação continuada aos gestores e professores com o intuito de amenizar as dificuldades apresentadas pela pesquisa. Considera-se importante que a gestão escolar trabalhe na perspectiva da autonomia docente para incentivar práticas de projetos interdisciplinares e garantir o êxito destas.