Resumo:
O desenvolvimento de produtos é considerado um processo de negócio cada vez mais crítico
para a competitividade das empresas, principalmente com a crescente internacionalização dos
mercados, aumento da diversidade e variedade, além da redução do ciclo de vida dos produtos
no mercado. Neste sentido, orientar os processos de trabalho iniciais, que visam garantir o
atingimento do resultado previsto no início do desenvolvimento do produto ou projeto, por meio
da entrega de seu escopo, no custo e no prazo acordado, com os recursos previstos e garantindo
a satisfação das partes interessadas, se torna um diferencial. O objetivo deste trabalho é
demonstrar os resultados obtidos na Projetização do Processo de Ofertas Comerciais de uma
empresa do segmento aeronáutico, de alta tecnologia, situada no sul de Minas Gerais, por meio
da análise e reorganização de seu fluxo de valor, baseado em metodologias e conceitos
solidificados e padronizados no cenário corporativo, como são os casos do Lean Office e do
Project Management Institute. Os resultados da pesquisa apontaram que a implementação deste
novo modelo projetizado para a elaboração de ofertas, no início do ano de 2016, contribuiu com
o aumento da taxa de entrega de ofertas de 30% para 98% e, com a redução do tempo médio de
entrega das ofertas de 54 para 4,8 dias, quando se comparam os dados de 2015 e 2016. Vale
ainda ressaltar que tais benefícios não foram somente percebidos pelos clientes internos, mas
também pelos clientes externos, os quais apontaram a melhoria na clareza da oferta,
alinhamento ao escopo solicitado e tempo de resposta, em pesquisa de satisfação de clientes
realizada em 2017, quando comparada à mesma pesquisa realizada em 2015.