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Projetização de Ofertas Comerciais no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Produtos

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dc.creator BRANCO, Alessandro Luiz
dc.date.issued 2018-11
dc.identifier.citation Referência: BRANCO, Alessandro Luiz. Projetização de Ofertas Comerciais no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Produtos. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1868
dc.description.abstract O desenvolvimento de produtos é considerado um processo de negócio cada vez mais crítico para a competitividade das empresas, principalmente com a crescente internacionalização dos mercados, aumento da diversidade e variedade, além da redução do ciclo de vida dos produtos no mercado. Neste sentido, orientar os processos de trabalho iniciais, que visam garantir o atingimento do resultado previsto no início do desenvolvimento do produto ou projeto, por meio da entrega de seu escopo, no custo e no prazo acordado, com os recursos previstos e garantindo a satisfação das partes interessadas, se torna um diferencial. O objetivo deste trabalho é demonstrar os resultados obtidos na Projetização do Processo de Ofertas Comerciais de uma empresa do segmento aeronáutico, de alta tecnologia, situada no sul de Minas Gerais, por meio da análise e reorganização de seu fluxo de valor, baseado em metodologias e conceitos solidificados e padronizados no cenário corporativo, como são os casos do Lean Office e do Project Management Institute. Os resultados da pesquisa apontaram que a implementação deste novo modelo projetizado para a elaboração de ofertas, no início do ano de 2016, contribuiu com o aumento da taxa de entrega de ofertas de 30% para 98% e, com a redução do tempo médio de entrega das ofertas de 54 para 4,8 dias, quando se comparam os dados de 2015 e 2016. Vale ainda ressaltar que tais benefícios não foram somente percebidos pelos clientes internos, mas também pelos clientes externos, os quais apontaram a melhoria na clareza da oferta, alinhamento ao escopo solicitado e tempo de resposta, em pesquisa de satisfação de clientes realizada em 2017, quando comparada à mesma pesquisa realizada em 2015. pt_BR
dc.title Projetização de Ofertas Comerciais no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Produtos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 79 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese PDP pt_BR
dc.keywords.portuguese PMI pt_BR
dc.keywords.portuguese PMBoK pt_BR
dc.keywords.portuguese Desenvolvimento de Produtos pt_BR
dc.keywords.portuguese Gerenciamento de Projetos pt_BR
dc.keywords.portuguese Projetização de Ofertas Comerciais pt_BR
dc.keywords.english PDP pt_BR
dc.keywords.english PMI pt_BR
dc.keywords.english PMBoK pt_BR
dc.keywords.english Products Development pt_BR
dc.keywords.english Project Management pt_BR
dc.keywords.english Projectized Commercial Offers pt_BR
dc.orientador.principal MELLO, Carlos Henrique Pereira
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Engenharia de Produção pt_BR
dc.date.available 2019-02-05T17:36:10Z
dc.date.accessioned 2019-02-05T17:36:10Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


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