dc.creator |
BRANCO, Alessandro Luiz |
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dc.date.issued |
2018-11 |
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dc.identifier.citation |
Referência: BRANCO, Alessandro Luiz. Projetização de Ofertas Comerciais no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Produtos. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1868 |
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dc.description.abstract |
O desenvolvimento de produtos é considerado um processo de negócio cada vez mais crítico
para a competitividade das empresas, principalmente com a crescente internacionalização dos
mercados, aumento da diversidade e variedade, além da redução do ciclo de vida dos produtos
no mercado. Neste sentido, orientar os processos de trabalho iniciais, que visam garantir o
atingimento do resultado previsto no início do desenvolvimento do produto ou projeto, por meio
da entrega de seu escopo, no custo e no prazo acordado, com os recursos previstos e garantindo
a satisfação das partes interessadas, se torna um diferencial. O objetivo deste trabalho é
demonstrar os resultados obtidos na Projetização do Processo de Ofertas Comerciais de uma
empresa do segmento aeronáutico, de alta tecnologia, situada no sul de Minas Gerais, por meio
da análise e reorganização de seu fluxo de valor, baseado em metodologias e conceitos
solidificados e padronizados no cenário corporativo, como são os casos do Lean Office e do
Project Management Institute. Os resultados da pesquisa apontaram que a implementação deste
novo modelo projetizado para a elaboração de ofertas, no início do ano de 2016, contribuiu com
o aumento da taxa de entrega de ofertas de 30% para 98% e, com a redução do tempo médio de
entrega das ofertas de 54 para 4,8 dias, quando se comparam os dados de 2015 e 2016. Vale
ainda ressaltar que tais benefícios não foram somente percebidos pelos clientes internos, mas
também pelos clientes externos, os quais apontaram a melhoria na clareza da oferta,
alinhamento ao escopo solicitado e tempo de resposta, em pesquisa de satisfação de clientes
realizada em 2017, quando comparada à mesma pesquisa realizada em 2015. |
pt_BR |
dc.title |
Projetização de Ofertas Comerciais no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Produtos |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
79 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
PDP |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
PMI |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
PMBoK |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Desenvolvimento de Produtos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Gerenciamento de Projetos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Projetização de Ofertas Comerciais |
pt_BR |
dc.keywords.english |
PDP |
pt_BR |
dc.keywords.english |
PMI |
pt_BR |
dc.keywords.english |
PMBoK |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Products Development |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Project Management |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Projectized Commercial Offers |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MELLO, Carlos Henrique Pereira |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.date.available |
2019-02-05T17:36:10Z |
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dc.date.accessioned |
2019-02-05T17:36:10Z |
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dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
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