DSpace/Manakin Repository

A influência do discurso docente na construção da visão de ciência dos estudantes alinhada aos objetivos do enfoque CTS

Mostrar registro simples

dc.creator BATISTA, Karine de Cássia Prado
dc.date.issued 2019-12-13
dc.identifier.citation BATISTA, Karine de Cássia Prado. A influência do discurso docente na construção da visão de ciência dos estudantes alinhada aos objetivos do enfoque CTS. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2098
dc.description.abstract Nesta pesquisa, investigou-se, a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática, a influência do discurso docente na compreensão dos alunos acerca de conceitos que abordam a natureza da ciência, tendo como fundamento as vertentes da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. Realizando uma reflexão a respeito do processo de formação da presente pesquisadora/docente, identificou-se a necessidade de compreender se discurso docente embasado no enfoque CTS viabiliza a compreensão dos alunos acerca dos conceitos abordados. Como metodologia, delimitamos a pesquisa como um estudo de caso de forma a caracterizar o contexto que leva em consideração as formações ideológicas e profissionais da docente. A investigação foi realizada em um colégio particular localizado em uma cidade do interior de São Paulo, região do Vale do Paraíba, que se constitui o local de trabalho da pesquisadora/docente. Os instrumentos utilizados para a constituição dos dados são: as transcrições das gravações dos encontros realizadas durante a aplicação da sequência didática, os registros escritos sob a forma de um diário de bordo feito pela docente, e um questionário respondido pelos alunos ao final da investigação. Os resultados mostraram que um discurso docente que utiliza do enfoque CTS possui um discurso polêmico capaz de estabelecer uma instância de interlocução mantida por um jogo ideológico entre alunos-alunos e alunos- professor e que é preciso em alguns momentos um discurso autoritário de forma a representar a autoridade em sala de aula a concluir e definir conceitos que foram discutidos. Dessa forma, os alunos apresentaram compreensões presentes nas categorias: a compreensão de que a Ciência é uma construção social provida de valores; a compreensão da importância da participação da sociedade para a tomada de decisões científicas e tecnológicas e a compreensão de algumas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title A influência do discurso docente na construção da visão de ciência dos estudantes alinhada aos objetivos do enfoque CTS pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 108 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese CTS pt_BR
dc.keywords.portuguese Discurso pt_BR
dc.keywords.portuguese Prática reflexiva pt_BR
dc.keywords.english STS pt_BR
dc.keywords.english Speech pt_BR
dc.keywords.english Reflective practice pt_BR
dc.orientador.principal ASSIS, Alice
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area CNPQ::Educação pt_BR
dc.pg.linha Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências pt_BR
dc.date.available 2020-01-30T18:23:18Z
dc.date.accessioned 2020-01-30T18:23:18Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples